Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

26 de fevereiro de 2023

PERFIS DO RADIALISTA, RADIOUVINTE E DO DONO DO RÁDIO!

Há rádio que se diz Nova e Ativa, que jamais resistiria a um teste de poligrafo!

Com minhas mais de duas décadas atuando como apresentador de programas de rádio, me sinto com conhecimento suficiente para expressar o que possuo de convicção sobre a que um radialista deve se submeter, ou evitar para não ser e parecer subserviente ao que só é conveniente ao dono do rádio escutar!

Neste contexto tenho que primeiro explicar, que ouvir não é escutar! Dito isto é importante salientar que o ouvinte é quem tem que escutar, pois escutar requer mais que ouvir, ou seja, o ouvinte tem que prestar atenção ao assunto, entender do que se trata, perceber o que foi dito, sentir as palavras, memorizar o assunto, opinar, levar em consideração e agir ou não em conformidade.

O escutar para o dono do rádio, é premissa para manipular, determinar e ordenar conteúdos de falas, que convém somente aos seus interesses empresariais, comerciais, políticos, ideológicos e partidários. Por estes fatos, o ouvinte de um programa de rádio deve saber "separar o joio do trigo"  eassi  discernir sobre informações verídicas, fake news e quais suas intensões!

Para o proprietário do rádio, o foco se restringe a dividendos financeiros e propósitos mercadológicos. Mas para o radialista, o compromisso é com a verdade dos acontecimentos e fidelidade com seu dever de servir aos fatos e honrar a credibilidade que tem que merecer do cidadão, que se dispõe a ouvi-lo. Ao perder a confiança, o radialista perde o ouvinte. E ao ter sua rádio propagando o que determina o anunciante, o dono do rádio lucra sem se preocupar em ganhar, ou perder ouvintes!

Portanto, uma rádio Nova não pode se preocupar apenas em agradar quem a mantém financeiramente e nem tão pouco ser Ativa somente em questões parciais, enganosas e serviçais aos interesses políticos e inconfessáveis de quem é Fraterno apenas com suas ambições e embustes sórdidos e maquiavélicos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: