Um governo centralizado é aquele que concentra o poder e as decisões nas mãos de uma só pessoa, que tem poder e o controle sobre todas esferas da gestão. Um governo centralizado em uma só pessoa, normalmente possui uma hierarquia bem estruturada e burocrática, de modo que as decisões sempre precisam passar pela aprovação de seu líder, que detém muito controle sobre as decisões do governo.
Descentralizar permite que o núcleo central do governo possa se ocupar com questões de caráter estratégico e favorece a participação dos cidadãos e demais membros do governo. E quando há uma centralização de poder numa só pessoa, as complicações são de agenda sobrecarregada, tempo insuficiente, morosidade em ações e decisões e emperramento no resultado de gestão.
O chefe centralizador é aquele que tem dificuldades de delegar tarefas em consequência da não confiança nos subordinados. Ele é o tipo de chefe que, mesmo em cargo de gestão, fica sobrecarregado, pois prefere fazer ele mesmo do que arriscar que um subalterno faça “mal feito”.
Estes fatos acabam resultando em comprometimento generalizado na qualidade do governo e vertiginoso aumento das dificuldades de continuidade de mandato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente no blog do Val Cabral.