A chuva que está caindo no município de Eunápolis, desde a semana passada, tem alagado ruas e danificado vários equipamentos, como pontes, unidades de saúde, escolas e creches. O volume que caiu em dois dias, conforme informações da Defesa Civil repassadas pela Prefeita Cordélia Torres (UB), é o equivalente ao esperado para todo o mês de dezembro: 102 milímetros.
Na cidade, várias ruas ficaram alagadas e lojas tiveram que fechar as portas, devido ao grande volume de água. A Prefeita disse que o município está em alerta, tendo em vista a previsão de novos temporais, e destacou que as equipes da Prefeitura estão nas ruas fazendo o levantamento dos danos e tentando recuperar o que for possível neste primeiro momento.
“Mais uma vez o município de Eunápolis foi atingido por um forte temporal no dia de ontem, quarta-feira (30), com raios, trovões, ventos fortes e muitas chuvas, que causaram prejuízos para a cidade, no Centro, em avenidas, galerias e córregos. Destruiu pontes e bueiros. Causou prejuízo em unidades de saúde, escolas e creches do município. Nós adotamos uma série de medidas e estamos com as equipes nas ruas levantando tudo e já recuperando as áreas possíveis”, pontuou Cordélia Torres.
VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE EUNÁPOLIS ALERTA POPULAÇÃO SOBRE OS CUIDADOS BÁSICOS APÓS ENCHENTES - Devido ao período chuvoso que atinge a região atualmente, a Prefeitura de Eunápolis, por meio da Vigilância Sanitária, informa à população as medidas a serem tomadas após enchentes e inundações, e faz um alerta aos cidadãos eunapolitanos acerca dos riscos à saúde e como proceder em situações dessa natureza, visando preservar a saúde e bem-estar de todos.
Confira alguns cuidados que devem ser tomados com os alimentos e a qualidade da água, próprios para consumo humano:
• Não usar água que tenha entrado em contato com água de enchentes para lavar pratos, escovar os dentes, lavar e preparar alimentos ou fazer gelo.
• Antes de consumir, procure verificar a integridade dos reservatórios de água. Em caso de dúvidas, a água deve ser fervida ou clorada antes de consumida.
• Os alimentos com embalagem em plástico (garrafas PET, leite em saco, grãos ensacados) que não foram abertos, mas que tiveram contato com água da enchente devem ser descartados.
• Os alimentos industrializados e embalados em vidro, latas e caixas que não estejam danificados, amassados, ou abertos podem ser consumidos.
É preciso, também, estar atento à presença de animais peçonhentos, como serpentes, aranhas e escorpiões em regiões alagadas. Desabrigados, costumam procurar locais secos e invadir as residências, aumentando o risco de acidentes.
“É de extrema importância que as orientações disponibilizadas sejam seguidas pela população. Precisamos estar atentos para as prováveis situações de risco e tomar as medidas cabíveis com precaução, de modo a garantir a segurança de todos”, frisou o diretor da Vigilância Sanitária, Diego Costa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente no blog do Val Cabral.