O ensino médio é considerado um dos mais preocupantes gargalos da educação brasileira e milhões de jovens estão fora da sala de aula. Segundo especialistas, os principais fatores determinantes para o abandono da escola se referem ao fator econômico, à baixa qualidade no ensino e falta de estrutura nas escolas e também à falta de interesse dos jovens.
Estudos mostram que a necessidade de trabalhar é uma das principais causas, embora não a única, para o abandono escolar entre jovens. Muitos vem de famílias que tem vulnerabilidade social e a família depende do trabalho desse estudante. O aluno chega à escola muito cansado depois de um dia de trabalho, tem dificuldade de acompanhar as aulas e acabam abandonando os estudos.
O ensino médio deveria dar todos os instrumentos necessários para o jovem escolher seu futuro, mas, na prática, isso não está acontecendo. Quando um jovem deixa de frequentar a escola e não conclui o Ensino Médio, não é só o próprio jovem que sofre as consequências do abandono, mas toda a sociedade é impactada.
Embora não seja o único fator que afasta o jovem da escola, a questão econômica, sem dúvida, é uma das principais. Por isso, iniciativas como a concessão de auxílios financeiros em forma de bolsa podem contribuir para segurar os estudantes. Entretanto, essa medida deve vir acompanhada de investimentos em estrutura e qualificação dos professores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente no blog do Val Cabral.