Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

25 de outubro de 2022

O QUE EUNÁPOLIS PODERÁ ESPERAR DOS CARLETTOS?

É provável que Ronaldo e Neto Carletto já estejam articulando ações parlamentares, que garantam ao clã o fortalecimento em seus interesses políticos, pessoais e empresariais!

Um sai e outro entra na ocupação de uma cadeira de deputado federal. Esse é o ciclo de existência dos "Carlettos" no Congresso Nacional. Sairá o tio Ronaldo Carletto e entrará o sobrinho Neto Carletto (ambos do PP). E assim o feudo dos "Carlettos" permanecerá na política extremo sulbaiana, como marca de uma família tradicional nas decisões e ações do interior da Bahia.

Há controvérsia se este é um fato positivo para o povo. Existem muitas pessoas que gostam e tantas outras que desgostam deles e este é um fato inerente aos "Carlettos", pois politica é a arte das divergências, convergências e metamorfoses de opiniões! Até dizem que toda unanimidade é sinônimo de burrice!

Todavia, Ronaldo sairá do Congresso com legados e Neto entrará com compromisso de atuar para melhorar a qualidade de vida dos baianos. Isto é o que se deve esperar do eleito deputado federal Neto Carletto. Para ajudar Eunápolis, por exemplo, Neto Carletto contará com mais de 17 milhões de reais anuais, através de emendas parlamentares impositivas, que poderão viabilizar obras e verbas para a cidade.

Mas, para que não sejamos injustos e precipitados em nossa avaliação, é importante sabermos que a principal função do deputado federal é legislar. Cabe a ele propor, discutir e aprovar leis, que podem alterar até mesmo a Constituição. É também o deputado federal quem aprova ou não as medidas provisórias, propostas pelo presidente.

Além disso, outro papel do deputado federal é fiscalizar e controlar as ações do Poder Executivo, bem como os atos do presidente da república e de seus ministros. Para isso, conta com o Tribunal de Contas da União (TCU), órgão responsável por avaliar a aplicação dos recursos públicos. Do mesmo modo, podem solicitar informações a órgãos do governo e aos ministros, que são obrigados a prestar explicações. São os deputados federais que aprovam o Orçamento da União, que é uma lei editada todos os anos pelo Executivo, onde são listadas as receitas e despesas do governo federal.

Quando existem denúncias ou suspeitas de irregularidade, os deputados podem criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para investigar um tema ou situação específica. São eles também os únicos com poderes para autorizar a instauração de processo de impeachment contra o presidente da República, bem como o vice-presidente.

Portanto, esperemos que Neto Carletto seja um deputado atento aos seus direitos e deveres parlamentares, mas também atuante no compromisso de contribuir para a premissa de Eunápolis ter nascido para ser uma cidade grande, com  oportunidades melhores e mais promissoras para todos eunapolitanos e neste contexto, um deputado federal pode ser um instrumento de êxitos para si e o povo em geral!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: