Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

28 de agosto de 2022

SESSENTÕES ENVELHECIDOS E REJUVENESCIDOS

Ser sessentão saudável, proativo e formador de opinião, deve nos fazer rejuvenescido a cada ano a mais na vida!

Estou preste a comemorar meus 61 anos de idade. A data será 9 de setembro. Passei do tempo em que a Organização Mundial de Saúde (OMS) estabeleceu em 60 anos a fase da vida em que o indivíduo passa a ser idoso. O que tenho feito e sugiro que meus amigos e leitores sessentões façam? Conservar a vitalidade, fazendo o que gosta, é o segredo da longevidade. E este segredo reside no amor à vida. Cuidados redobrados com a saúde porque o organismo baixa de produção a partir dessa idade.

Doenças comuns no idoso: hipertensão arterial, diabetes e osteoporose. Quais os maiores cuidados a serem recomendados, a você, meu caro idoso: Procure manter sua saúde: tome o seu café da manhã bem tomado, lembrando que essa é a refeição mais importante do dia. Atualize-se, acesse blogs, leia as notícias pela internet e assista pela televisão. Caminhe 20 minutos todos os dias, sem exagero. Ao menor sinal de desconforto, pare. Dedique-se com entusiasmo aos seus afazeres. Tenha um almoço leve (fibras, legumes, verduras e carne magra). Caso você trabalhe, execute esse trabalho com entusiasmo. Programe visitas, telefonemas para parentes e amigos, assista a um bom filme. Tenha um jantar leve e nutritivo. Não vá dormir se não estiver com sono e visite ao seu médico a cada seis meses.

É possível viver mais e envelhecer bem. Quando eu nasci em 1961 o Brasil era um país de jovens. Hoje, segundo o IBGE, é um país de idosos. Já temos 68 milhões de pessoas com 70 anos. É que houve uma conscientização das pessoas, tanto do homem como da mulher, de que a atividade física é tão necessária à vida quanto o ar que se respira. Mexa-se. Essa é a ordem que a medicina moderna determina aos que passam dos 60 anos.

É preciso ativar seus músculos, sua circulação, sua mente e suas articulações. O que se deseja é viver mais e melhor. Para isso é necessário adotar algumas atitudes básicas como não fumar, evitar alimentos gordurosos, e ter uma atividade física. Quando o assunto é velhice os especialistas sugerem estimular a funcionalidade do corpo. A vida não é estática. Tudo o que vive se move. Vida é movimento.

Se você se aposentar e ficar parado o dia todo vendo televisão, a doença surgirá em breve. Essa inatividade física e seus problemas já é conhecida de gerações antigas. Encarar a vida com otimismo e bom humor também ajuda. Mantenha a mente sempre ativa. A vida aliada ao estresse é um desastre.

O mais importante na velhice são as relações que mantemos com as outras pessoas. Eu digo isso por mim, onde sinto uma imensa felicidade ao me encontrar com os amigos do passado. O desejo de viver faz parte de nossa vida. Cuidado por que às vezes ao buscarmos a felicidade tropeçamos nas próprias pernas. O tempo passa e não volta nunca mais. Aproveite assim, cada dia de sua vida com intensidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: