Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

28 de agosto de 2022

O ORGULHO DE SER MULHER EM EUNÁPOLIS

As eunapolitanas estão orgulhosas de terem Cordélia Torres, como exemplo de firmeza de propósito, lisura de conduta e cuidadora de uma cidade que estava aos escombros e sob controle de bandidos do colarinho branco!

Historicamente, as mulheres não tiveram facilidade em se firmarem na tradicionalíssima e machista sociedade baiana e em Eunápolis, esta realidade resulta em obstáculos enormes para mulheres, por exemplo, serem vereadora, prefeita e secretárias municipais. As mulheres na Câmara de Vereadores (Carmem e Arilma) e a Prefeita Cordélia Torres, estão sempre sendo vítimas de ofensas, insultos, difamações e calunias.

As mulheres são alvo constante de discriminações e muitas são submissas aos homens e parceiros, devido a uma sociedade que constantemente se desvendou machista. Durante muito tempo, perdurou a imagem da mulher em condições equivalentes à de escrava, numa época em que ser livre significava, basicamente, ser homem.

Todavia, o empoderamento feminino tem ganhado cada vez mais força na sociedade eunapolitana. Na internet e nas ruas, mais mulheres de Eunápolis estão se manifestando em defesa da igualdade de gênero e do fim da violência. 

A Prefeita Cordélia Torres (União Brasil-UB), avalia que o fenômeno é muito positivo para o combate ao machismo do dia a dia. “Estamos assistindo a uma camada imensa de mulheres jovens darem um novo impulso à ideia de que a igualdade entre mulheres e homens é uma coisa legal, fundamental para se ter uma sociedade moderna, e que o feminismo não é uma pauta antiga, está nas questões cotidianas”, disse. Apesar da popularização do debate, as eunapolitanas ainda precisam encarar problemas como as desigualdades salariais, a pouca representatividade política e a violência. 

Depois da eleição de Cordélia Torres em 2020, primeira prefeita da história de Eunápolis, as eleitoras conseguiram ver que é possível atingir o cargo mais importante do Município. Tanto que a atual presidente da APLB (do PT) de Eunápolis, já está anunciando ser prefeiturável em 2024. Mas esse fato histórico também trouxe insegurança no que diz respeito a se manter no poder. Isso por conta de setores da sociedade, que diariamente atuam com ataques covardes, calunias, difamações e sabotagens contra o governo e a pessoa da cidadã Cordélia Torres.

A misoginia é fácil de se observar em casos em que a mulher é uma figura pública. “Mulheres políticas recebem críticas, em sua maioria, em relação ao gênero”, constata Cordélia, que se entristece ao ver mulheres na imprensa, APLB e partidos políticos, se submeterem à condição de serviçais de homens machistas, que tanto judiaram e vilipendiaram mulheres eunapolitanas.

Mas, apesar dessa constatação, as mulheres de Eunápolis tem avançado e conquistado ocupar espaços de destaque, sobretudo nos esportes e na Educação. As eunapolitanas depois de Cordélia Prefeita, não são mais a "sobremesa" no cardápio social, onde já está transformada em "Prato Principal"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: