Mestre Irineu é uma dessas figuras fantásticas, oferecidas pela vida. Exemplo de pessoa, sempre deixando transparecer por seu comportamento, de há muito haver dado férias às dores, tristezas e decepções, abolindo de seu dicionário não apenas a palavra reclamação como, acima de tudo, a necessidade de encontrar culpados para suas possíveis angústias. Cada gesto, ou palavra dele, oferece gargalhadas aos convivas, parecendo estar seu espírito em permanente festa.
Recordo do quanto já fui agraciado com exímias apresentações do seu grupo de capoeira, que sempre nos brinda com um verdadeiro show de performance, que já lhes rendeu inúmeros aplausos e reconhecimento por seus esforços e ações de humanização e religiosidade em seu método de ensino.
Mestre Irineu não é só capoeira; pés e mãos em movimentos ginásticos e acrobáticos; mistura de esporte, luta, dança, cultura popular, música, brincadeiras e sons do berimbau, atabaque, pandeiro, agogô e do reco-reco... ele é vida salvando vidas para os esinamentos Bíblicos de que "Jesus é o caminho, a Verdade e a Vida"!
Encantado com seus propósitos de formar cidadãos através da capoeira, facilmente entendi o Mestre Irineu, como a própria pesonalização de um anjo de Deus, que vive para nos fazer viver em festa, onde de ruim só a certeza de um dia tudo acabará, cessando a magia, o tocar do berimbau calando e a luz desligando.
Enquanto tal desfecho não acontece, contudo, o fundamental é sabermos usufruir deste protagonismo mágico do anjo Irineu, tornando-o tão querido e inesquecível, quanto seus nobres e importantes propósitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente no blog do Val Cabral.