Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

19 de junho de 2022

O MITO DO SÃO JOÃO

O Mito Gonzagão é o espírito de uma tradição em Eunápolis, que a Prefeita Cordélia Torres, faz ser revivido com mais intensidade, empolgação e calor humano!

Os festejos de São João chegaram em Eunápolis e com eles a alegria do eunapolitano que canta, dança e se farta com a boa comida regional como a pamonha, a canjica, o milho verde, bolos, etc. Mas, na música está o ponto alto dos festejos como o forró, o baião e o xaxado. E nessa música que anima, que entusiasma, está a figura inesquecível do saudoso Luiz Gonzaga.

Luiz Gonzaga e festa junina vivem juntos, eles fazem parte da vida do Nordestino. Dele saiu a maioria de toda a nossa música regional que faz feliz o nosso povo durante todo o ano. Não há festa junina legitima sem a presença do “Rei do Baião”. A turma canta e dança feliz ao embalo de boas músicas na “Feira de Caruaru” e diz que estava “Danado de bom”.

Na animada festa até “Asa Branca”, por lá apareceu. Quando anoiteceu, “Lá no meu pé de serra”, “Acauã” já se encontrava e foi uma grande animação. Um dançarino, bem animado, contou que saiu de “Juazeiro” no “Último pau de arara”, nessa sua mania de “Vida de viajante”, após ter tocado e dançado no “Forró de Mané Vito” e conta ele que ficou apaixonado por uma moça de “Cintura Fina”, que se chamava “Carolina”.

Era assim Luiz Gonzaga; expressava através da música e das letras poéticas suas e de seus companheiros como Zé Dantas, toda a beleza do nosso regionalismo. “Eu vou mostrar pra você”, diz seu companheiro e amigo Humberto Teixeira, “como se dança o baião e quem quiser aprender é favor prestar atenção”. E Zé Dantas arremata: “A fogueira está queimando em homenagem a São João. O forró já começou. Vamos gente rapapé neste salão”.

Das músicas de Luiz Gonzaga há duas que atravessaram gerações: “Asa Branca e Capelinha de Melão”. “Capelinha de Melão é de São João. É de cravo é de rosa. É de manjericão”. Eu tenho profunda recordações dos meus tempos de criança e adolescente cantando estas 2 músicas nas festas juninas.

A noite de São João vive em minha memória e acredito na de muitas pessoas, porque as cenas de felicidade que vivemos são inesquecíveis. Luiz Gonzaga no seu repouso eterno deve estar dizendo: “Acorda povo que São João chegou”. Acorda “Sanfoneiro macho”, desperta “Assum preto”, vem fazer o seu belo canto aqui bem perto do “Riacho do navio”, sob “Luar do sertão”. Desperta homem do nordeste, trás sua “Sanfona Choradeira” para a festa do “Forró de cabo a rabo”.

A Festa Junina no Nordeste é, sem dúvidas, uma das comemorações mais famosas do país, não só pelas riquezas culturais e gastronômicas, mas também por oferecer diversas opções de entretenimento para toda a família. Desejo um feliz São João para todos. Com muita alegria no coração e ao lado da família procurem aproveitar e viver esses momentos de felicidade, instantes inesquecíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: