Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

20 de março de 2022

QUEM PODERÁ SER ELEITO DEPUTADO ESTADUAL NA BAHIA?

Soane Galvão, Gabriel Delani, Jota Batista e Professor Max, estão correndo para serem deputados estaduais na Bahia!

Dezenas de partidos políticos deverão registrar centenas de candidatos, que concorrerão as 63 vagas para a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), nas eleições que acontecerão no início do próximo mês de outubro. Será uma disputa em que muitos perderão, com votações muito superiores a alguns que serão eleitos.

Diante destes fatos, como determinar quem vencerá e perderá? Essa é uma indagação que somente terá exatidão de resposta depois que todos os votos forem computados e o Tribunal Regional Eleitoral anunciar os eleitos.

O que se pode antes prever, são ações e decisões necessárias para serem trabalhadas e assim conquistar a vaga de deputado estadual. E que ações são essas? Existem partidos que terão o mínimo de três deputados eleitos, mas que terminarão a eleição com candidatos com mais de 50 mil votos, que não ficarão entre os três primeiros suplentes e prevejo que isto ocorrerá no PCdoB, PT, DEM, PL, PSD e possivelmente MDB, PSDB, Podemos e PDT.

Para poder estar entre os 63 deputados eleitos, o candidato com perspectiva inferior a 25 mil votos, terá que primeiro se filiar a um partido que não esteja na relação dos que exigirão votações superiores a 50 mil votos.

Outros fatores preponderantes para conquistar uma vaga na Alba, é ter bons argumentos para o eleitorado e os empolgar; ter uma campanha sedimentada no planejamento, organização, aparelhamento, mobilização e agregação de lideranças e recursos financeiros básicos para a campanha.

Este é o mapa da mina. São as dicas para quem pensa em se tornar deputado estadual. Sem essas condições, o candidato será apenas um cabo eleitoral de luxo, que gastará tempo e dinheiro, sob á condição de "boi de piranha", para garantir o coeciente eleitoral, que elegerá seus correligionários concorrentes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: