Todos prefeitos possuem em seu primeiro ano de governo, uma Lei de Dotações Orçamentárias (LDO), aprovada em conformidade com os interesses políticos e pessoais do gestor anterior e com isso as limitações de desenvoltura da nova administração são enormes e quase intransponíveis.
Este fato, por si só significa um complicador difícil de se adequar à realidade da mudança, que requerem as expectativas de um novo governo. E se agrava quando o prefeito não consegue reeleição, ou elege seu prefeiturável.
No caso de Eunápolis, a Prefeita Cordélia Torres (DEM), teve que triplicar seus esforços para impor um ritmo acelerado em suas pretensões de recuperar o tempo perdido e empreender ações que resultassem em seu estilo de governar.
Além desses problemas, Cordélia encontrou uma Prefeitura com calamidade de uma frota mecânica contendo 117 veículos com apenas 17 funcionando e dos 834 computadores, somente 20 estavam em condições de uso; prédios de escolas e postos de saúde sucateados; estradas vicinais e ruas esburacadas, dívidas de mais de 300 milhões de reais e infinidades de problemas, que tiveram que ser enfrentados e vencidos.
Outra realidade dramática foi e permanece sendo a orgia de mentiras, calunias e difamações propagadas pelas emissoras de rádio e blogs, pertencentes a parentes e aderentes de integrantes da quadrilha dos Fraternos; e oposição raivosa e sistemática de pessoas que não conseguiram nomeações e contratações na nova gestão.
Segundo um ditado popular: Uma desgraça raramente vem sozinha. E talvez isto seja suficiente para explicar que todos esses problemas enfrentados pela Prefeita Cordélia Torres, ainda teve o drama da doença quase fatal do seu esposo, Paulo Dapé; a pandemia da Covid-19 e mais recentemente, a destruição provocada pelas enchentes.
Enfim, 2021 foi um ano de provações e enfrentamento de provocações que estão sendo superadas. Todavia, a história da cidade já está sendo repaginada e as perspectivas são favoráveis a hipótese de que Cordélia irá se consolidar como responsável pela melhor administração da história de Eunápolis!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente no blog do Val Cabral.