Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

22 de janeiro de 2022

PELEGOS VENDEM SUAS ALMAS; PROSTITUTAS NÃO!

Será que terá que Valvir alertar o povo contra pelego, fraterno com o que há de mais venal e escroto?

Não sei se você sabe, mas o gaúcho Apparício Fernando de Brinkerhoff Torelly, conhecido por “Barão de Itararé”, nunca teve o título de “Barão”. Na verdade, era humorista e se auto concedeu a honraria. Escritor de mão cheia, utilizava como forma linguística o soneto-piada.

O Barão de Itataré foi autor de diversas frases célebres, com conteúdo marcante e inteligente. Uma delas, tema deste artigo, diz o seguinte: “O homem que se vende recebe sempre mais do que vale”. Esse pensamento é profundo e pode ser visto por diversos ângulos.

Dizem que a prostituta vende o corpo mas não entrega sua liberdade. Acredito que o sentimento mais prazeroso que alguém possa ter é a liberdade. Liberdade para decidir, errar, tentar, falar e fazer o que bem desejar. Infelizmente, muita gente troca esse poder maravilhoso de decidir sobre a própria vida, por alguma coisa que o dinheiro possa comprar ou pela pressão familiar, profissional ou de alguém importante na vida.

Imagine aquele que contrai matrimônio para ter a tal “segurança financeira”, ou satisfazer vontade de pai ou mãe. A pressão exercida pela sociedade e o falso-moralismo, muitas vezes, sacrificam pessoas, tolhendo suas vontades próprias para dar vazão a critérios pré-estabelecidos, mas que no fundo não trazem satisfação.

Felizes aqueles que, independente da adversidade, lutam com todas as forças para alcançar seus ideais de vida; mesmo abatidos ou em momentos de aflição, seguem firmes com o desiderato, a fé e a confiança que dias melhores virão.

Ofertas indignas todos recebemos durante a vida. São pessoas que vão tentar, através de vantagem financeira ou emocional, alterar nosso caminho e estabelecer nova orientação. São lobos em pele de cordeiro, que ao final da conversa, sempre dizem: “Atenda minha oferta, vai ser melhor para você”.

É óbvio que quem sempre sairá ganhando é o proponente. A oferta só é boa quando não há necessidade de contrapartida. Portanto, caro leitor, antes de dizer sim e entregar parte de sua essência e consciência, pense nas consequências; pondere se vale a pena realizar, por algum tipo de troca, a vontade alheia.

Jesus ensinou que não podemos servir a dois senhores. Mas quem pode ser o melhor senhor da sua vida? Somente você, sendo leal a você mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: