Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

20 de novembro de 2021

AS CAUSAS DA LUTA DE ZUMBI AINDA VIVEM

A escravatura humana atingiu o seu ponto culminante na nossa época sob a forma do trabalho livremente assalariado

Este dia 20 de novembro é dedicado à consciência negra, com tudo que representou a resistência organizada na serra da Barriga contra a escravatura e pela liberdade, vale refletir sobre identidade, exclusão e igualdade.

         “Não se pode entender a organização da família baiana sem as diferentes manifestações da cultura africana em sua formação. É um legado tão vivo, tão forte, que, apesar de regulado pela escravidão, perturbado por essa instituição em seus valores básicos, ainda está presente em nossa maneira de ser, em nossas expressões linguísticas e nas formas de comportamento.

         A luta de Zumbi não foi em vão e muita coisa mudou para melhor, desde a heroica resistência de três séculos atrás. A nossa Constituição republicana trata da dignidade humana, propugna por uma sociedade livre, justa e solidária, “sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação”

         Resta então fazer valer efetivamente as determinações constitucionais na vida real das pessoas, que ainda não conquistaram a carta de alforria em pleno terceiro milênio. Certamente Zumbi, Herói da Pátria, com nome gravado no Panteão da República, ficaria envergonhado de saber que, na Bahia, o percentual de negros inscritos no Enem é uma das menores na média registrada no Brasil.

Em relação às disparidades e exclusão, a Bahia ocupa vergonhosa posição no Brasil, quando se faz aferição da desigualdade entre negros e brancos no acesso ao ensino superior e à distribuição de renda. Se esmiuçar o perfil de milhão de baianos que não sabem ler ou escrever, encontraremos as vítimas de uma contínua e lamentável inação de políticas públicas inclusivas, com destaque para os últimos anos de gestão estadual.

Nessa multidão de excluídos, certamente está uma legião de jovens e adultos negros - marginalizados da cidadania e ansiosos para serem emancipados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: