Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

16 de novembro de 2021

A REPÚBLICA AINDA PRECISA DE AJUSTES

O Brasil é um país que precisa ser reinventado!

O Brasil comemorou ontem os 132 anos da proclamação da República. Era 15 de novembro de 1889 quando o alagoano Marechal Deodoro da Fonseca liderou o movimento militar que encerrou o período imperial. Na sequência, o marechal Floriano Peixoto consolidou o governo republicano.

            Como em outros eventos cruciais da história brasileira, a mudança não foi resultado de mobilização popular. A “proclamação” foi feita sem a participação do povo, que permaneceu apático, enquanto militares a cavalo marchavam pelas principais ruas do Centro do Rio de Janeiro.

            Depois dos dois presidentes militares, o poder vai para as mãos dos civis, com Prudente de Morais e Campos Sales, mas as marcas do império permanecem. O presidente da República tinha um poder mais nominal que efetivo e delegava o comando, de fato, à aristocracia rural. Além disso, o índice de participação eleitoral da República era inferior ao dos últimos anos do período imperial.

            Nesses 132 anos de República, ocorreram instabilidades institucionais, regimes de exceção e ameaças à liberdade de expressão marcando a travessia.

            Somente nas últimas décadas é que o povo começou, de fato, a participar mais da vida pública. O marco dessa nova fase foi a campanha das Diretas Já, em que a população saiu às ruas para pedir eleições, que haviam sido suprimidas após o poder exercido pelos militares em 1964. Desde então temos pela primeira vez na nossa história mais de trinta anos de democracia sem ruptura.

            O divisor de águas foi a promulgação da nova Constituição Federal, em 1988. No ano seguinte, os brasileiros retornaram às urnas e quebraram o jejum democrático. Celebrava-se o direito de eleger o presidente pelo voto direto.

            Pode-se dizer que a república brasileira é um projeto em construção. Muitos avanços, alguns retrocessos. Alguns vícios e distorções do nosso sistema político permanecem, mas nada que não pode ser superado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: