Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

28 de novembro de 2021

A HERANÇA MALDITA DOS GESTORES ANTECESSORES

A Prefeita Cordélia Torres está colorindo Eunápolis, com a esperança de dias melhores e muito mais felizes para o povo eunapolitano!

Nos últimos anos temos visto algumas prefeituras e governos estaduais, com enormes dificuldades iniciais de gestão, pois vivenciam o mesmo sofrimento a cada nova posse de mandato. Isso porque, o prefeito que tenta a reeleição e não consegue, enxuga, ao máximo o orçamento do ano subsequente, colocando em risco a administração, no primeiro ano de governo do seu sucessor. E em caso como o de Eunápolis, age criminosamente com sabotagens e sucateamentos, para problematizar e infernizar o primeiro ano da administração de quem o sucede!

            Portanto, os congressistas deveriam modificar a lei que prevê o orçamento anual para o mês de julho, no mais tardar. Assim, o prefeito que tentar a reeleição não poderá sufocar o seu adversário e estrangular investimentos na cidade em que vive. Dito isto é que, tendo ele a intenção de administrar o município por mais quatro anos, jamais irá sangrar seu orçamento para o próximo período. Vai que ele se reelege. Onde buscará recursos para investimento?

            Hoje, o derrotado (a cada quatro anos), apresenta às Câmaras de Vereadores um orçamento minguado e que não prevê folga ou novos investimentos para o município. Quer tornar a vida do sucessor um “inferno” total. Um aperta daqui e folga dali que não é possível fazer nada.

            Alguns prefeitos derrotados chegam ao disparate de fechar a prefeitura nos últimos dias quase que dando férias coletivas aos servidores e, neste período, deleta programas e projetos, retiram nomes de listas, fazem o “A limpa nos arquivos” para que, o sucessor não saiba nem o que fazer. Em Eunápolis este fato foi alarmante criminosamente premeditado. São listas de credores que desaparecem, notas que não são encontradas, programas a serem instalados, enfim, é um Deus nos acuda quando chega gente nova para assumir um mandato.

            Se os nossos representantes na Câmara Federal e Senado mudarem as regras, agora, antecipando a apresentação de “Dotação orçamentária” para ano seguinte até julho, evitará estes transtornos vivenciados em grande parte do País onde o atual mandatário municipal não foi reeleito.

        E, o problema maior desta falta de senso e respeito com a “coisa pública” é que o prefeito derrotado no último pleito diz que cuida de sua gente, seu povo. E não tem o menor pudor em arrastar garganta para falar que ama sua cidade. Ora, que falta de respeito com quem mora ao seu lado.

            Quem age desta maneira não pode, e não deve, jamais representar um povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: