Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

13 de outubro de 2021

O DIA DE COMBATE AO CÂNCER DE MAMA É HOJE

Brasil estima 66 mil novos casos de câncer de mama até o final do ano

O câncer da mama é uma doença tão antiga quanto a humanidade. Durante séculos, o tratamento do câncer de mama baseava-se na sua amputação. Foram os estudos clínicos controlados realizados na Itália, nos anos 80, depois repetidos globalmente com similar êxito, que demonstraram que uma cirurgia menor, mantendo os seios (conservadora) e associada à radioterapia, obtinha os mesmos resultados, aperfeiçoados posteriormente com a quimioterapia.

Mamografias de alta qualidade diagnosticam os tumores de mamas femininas ainda iniciais, impalpáveis e curáveis. As políticas de saúde pública, inclusive as campanhas de controle do câncer uterino e de mama só se tornaram efetivas e amplas no Brasil com o advento do SUS, em 1988, e da redemocratização do País, com mamografias disponíveis em larga escala e acesso das mulheres aos tratamentos oncológicos, que necessitam contínuas atualizações.

Precisamos fazer o diagnóstico precoce do câncer de mama e salvar vidas: O Outubro Rosa é uma competição pela vida e pela dignidade da mulher, pois a vida se revigora com lastro no amor, na solidariedade e na esperança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: