Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

20 de outubro de 2021

FAÇAMOS DA VELHICE A DIGNIDADE DA VIDA E NÃO UM PESO

Quanto mais vejo meu amado pai envelhecer, mais velho quero ver ele ficar

Antigamente os velhos eram poucos numerosos, pois nada favorecia a longa vida. Hoje tudo favorece. Os pesquisadores, os clínicos, os geriatras, os cientistas, no mundo inteiro, estão atentos para proporcionarem tanto ao homem como a mulher uma vida mais longa. O tempo se torna e eternamente será o presente mais precioso de nossa vida. O tempo é de uma importância grandiosa, maravilhosa, desde que o ser humano saiba aproveitá-lo bem.

Quando somos jovens o tempo anda mais devagar porque na juventude não paramos, cheios de problemas e atividades. Já como idoso o tempo anda mais lento porque nossas forças diminuem, nossas lembranças são envelhecidas como nós. O certo é que o ser humano sempre nota que a velhice é outra fase da vida; do descanso, do silêncio, da solidão.

Antigamente, os velhos eram poucos, hoje são numerosos, apesar de saberem no íntimo que estão entrando em outra fase da vida. É o período especial de vida, da grande sensibilidade. Charles Chaplin, um dos maiores artistas que o mundo já conheceu, ocupava todo seu tempo com danças, compondo, conversando, lendo e vivendo com a natureza.

Assim, leitores idosos, devemos construir todos nós uma estrada de vida, no entusiasmo do hoje. A vida é feita de tudo o que é bom e de melhor para todos nós. Os barcos estão seguros nos portos, mas eles foram feitos para enfrentar ventos e tempestades, ondas revoltas e também viver em calmaria. Assim, somos nós; devemos enfrentar com fé os desafios.

A batalha é contínua. Para se conseguir envelhecer bem e feliz é preciso alegria no coração. A tristeza, o sentido de solidão, a depressão, são obstáculos para que você idoso, mantenha a sua jovialidade. Inimigo de qualquer homem ou mulher, a tristeza é erva má. Arranque-a pela raiz e em seu lugar coloque a alegria. Só assim, você poderá manter a jovialidade desejada.

Nosso legado é a qualidade de vida que deixamos para trás. O que fomos, o que fizemos, ficará guardado por muito tempo no coração dos que conviveram conosco. Vida é prêmio, é presente de Deus. A marcha do tempo é inexorável. Ninguém pode pará-la. Viver é uma meta. Na caminhada da vida, nós plantamos, vamos, pois, colher os bons frutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: