Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

14 de agosto de 2021

APROVADA VOLTA DAS COLIGAÇÕES

O "Balaio de Ratos e Gatos", está de volta a ópera-bufa das urnas eleitorais!

Após meses de debates, o plenário da Câmara dos Deputados decidiu na noite de quarta-feira (11) rejeitar a criação do chamado distritão, mas aprovou a retomada da possibilidade de coligações nas eleições para deputados e vereadores.

A medida foi fruto de um acordo entre os defensores do sistema, que não tinham os 308 votos necessários para mudar o sistema eleitoral, e a oposição, que afirmou entender a volta das coligações como um "mal menor".

O fim das coligações para a eleição ao Legislativo foi uma das medidas mais elogiadas dos últimos anos, já que tende a sufocar agremiações de aluguel e reduzir a sopa de letras partidária do país, que tem hoje 33 legendas.

Partidos nanicos tendem a obter vagas no Legislativo apenas em coligações com siglas maiores. A proibição dessas alianças começou a valer na eleição municipal de 2020. A análise de alguns destaques (emendas que tentam alterar parte do texto) e a votação do segundo turno estão previstas para serem finalizadas nesta quinta-feira (12). Após isso, a PEC segue para o Senado e tem que ser aprovada e promulgada até o início de outubro para valer nas eleições de 2022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: