Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

23 de julho de 2021

CERPAT APLICA TESTES PARA HEPATITES

Fernanda Barros tem empreendido um ritmo intenso no Cerpat,
com apoio das ONGs, para as ações de combate a Aids em Itabuna

O Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento de Itabuna tem intensificado as ações do Julho Amarelo, mês voltado para ações educativas e de orientação sobre as hepatites virais. A coordenadora do Cerpat, Fernanda Barros, lembra que o objetivo é reforçar a prevenção da doença.

            Nesta semana, uma palestra sobre o tema foi ministrada para os profissionais de saúde do Hospital Manoel Novaes. A explanação foi feita pela médica gastroenterologista Suely Cristina. Nesta sexta, as atividades serão concentradas no Cerpat, com aconselhamento e orientações para os pacientes.

            Na terça-feira, uma equipe da unidade fez testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatites B e C na Base da Polícia Rodoviária Federal na BR-101. Durante a ação, a equipe também distribuiu preservativos masculinos e femininos. Ao todo, cerca de 160 testes rápidos foram aplicados, com um resultado positivo para Hepatite B e dois para Sífilis.

            A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus, alguns medicamentos, álcool, drogas, doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. Nem sempre apresenta sintomas. Quando aparecem, são cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: