Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

22 de março de 2021

VEREADORES SÃO A GENI DA CIDADE!

É injusto vereadores serem vistos pela população,
como "patinhos feios" entre todos os políticos!

O que são os vereadores da nossa cidade, se não alguém que é "feito pra apanhar e prá cuspir"? E este fato me faz recorrer a uma metáfora dos nossos representantes legítimos, com o que há de mais incompreensível e execrável, que são os travestis e as prostitutas em nossa sociedade!

“Joga pedra na Geni, joga pedra na Geni, ela é feita pra apanhar, ela é boa prá cuspir, ela dá pra qualquer um, maldita Geni” (Verso da música Geni e o Zepelim. 1978, de Chico Buarque).

Assim como a Geni do Chico, nossos vereadores são tratados com

preconceito, discriminação e incompreensão. E para exemplicar este fato, recorrerei ao que quis dizer Chico com sua música Geni:

Em uma cidade havia uma prostituta chamada Geni. Ela era execrada por toda a população. Certo dia, um zepelim atacou a cidade e, para parar o ataque, o comandante exigiu o amor de Geni. A população aplaudiu e incentivou. Ela era a salvadora. Vai com ele, Geni, vai com ele, Geni, você pode nos salvar, você vai nos redimir, gritavam. Geni atendeu aos apelos, salvou a cidade e o comandante do zepelim foi embora. Porém, logo depois, Geni voltou a ser execrada.

A música de Chico Buarque não ficou conhecida por seu título, "Geni e o Zepelim", mas pelo bordão, “joga pedra na Geni”, significando a indiferença e a execração pública.

Ao acontecer qualquer problema na rua, bairro, ou cidade, seus moradores elegem os vereadores como seus causadores, ou inoperantes para viabilizarem suas soluções. E para ter maior credibilidade, apontam para a Geni da vez. Isto por que prefeitos, deputados, senadores, governador e presidente, nunca são tão próximos e constantes em seus cotidianos.

Sempre que há um confronto entre populações e governates e políticos e os problemas não são solucionados, ou algo sai errado, em segundos vereadores são apontados como os responsáveis, e na maioria dos casos a critica antecede as provas, o julgamento. A explicação é simples: vereadores entram em qualquer situação já com metade da culpa, pelo simples fato de viverem próximos da população. Institui-se no subjetivo da sociedade, que vereadores são como meninos peraltas e parasitas.

Certamente chegará o dia em que Geni estará fraca de tantas pedras que recebe, de tantas acusações falsas. E quando o Zepelim chegar para atacar novamente, Geni não vai salvar ninguém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: