Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

8 de dezembro de 2020

O MS ESTÁ DEVENDO À POPULAÇÃO UM PLANO MAIS DETALHADO SOBRE A VACINAÇÃO CONTRA O COVID-19

Só a vacina poderá combater o Covid-19 e ainda não há um plano para seu uso

Em meio ao risco de uma segunda onda de Covid-19, finalmente uma luz no fim do túnel. O Reino Unido aprovou a vacina contra a Covid-19. A previsão do governo é de que a vacinação tenha início já na próxima semana.

A Itália também anunciou que começará sua campanha de vacinação no início de 2021. O Japão, que deve sediar os Jogos Olímpicos em julho de 2021, aprovou uma lei que garante o fornecimento gratuito da vacina contra a Covid-19 para os mais de 120 milhões de habitantes do país.

Enquanto isso, o Brasil ainda não tem um plano detalhado para uma campanha nacional de vacinação. Um planejamento inicial divulgado pelo

Ministério da Saúde informa que a vacinação deverá priorizar profissionais de saúde, maiores de 75 anos, indígenas e pessoas com mais de 60 anos que vivam em asilos ou instituições psiquiátricas. 

O fato é que o Brasil, que dispõe de um bem sucedido Programa de Imunizações, tem visto a disputa ideológica contaminar as decisões sobre as ações de combate ao vírus desde o início da crise. Especialistas receiam que o País desperdice sua expertise e não consiga apresentar uma estratégia consistente à sociedade logo que as vacinas sejam registradas.

Na semana passada, o Ministério da Saúde admitiu que a vacina contra a Covid-19 não deverá ser disponibilizada para toda a população em 2021 e que a lógica de imunização deve ser semelhante à da vacinação contra a gripe, que prevê a aplicação do medicamento em grupos específicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: