Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

22 de novembro de 2020

AS SURPRESAS DAS URNAS PARA VEREADOR EM ITABUNA

Um terço dos próximos vereadores de Itabuna: ficantes e voltantes!
.
Os resultados dos vereadores eleitos e reeleitos em Itabuna, confirmam a tese de que a urna nem sempre confirma a pesquisa e os palpites que antecedem os números oficiais das eleições.

Apesar de toda sofisticação e busca de aproximação do sentimento dos eleitores eles não conseguem chegar com precisão.

Isso quer dizer que sempre há surpresas no dia da eleição e que sempre o candidato que está na frente não reproduz a votação da pesquisa nos votos validos da urna. Até porque se o resultado fosse rigorosamente igual não haveria necessidade de votação.

Esses fatos são inquestionáveis, quando a gente ver o PSL elegendo Danilo

do Bairro Nova Itabuna, no lugar que todos especialistas e consultores políticos apontavam como certa a vitória de reeleição do vereador Babá Cearense e se houvesse uma segunda vaga do PSL, essa seria de Clovis da Mangabinha e não de Danilo.

         O Cidadania reelegeu o vereador Ricardo Xavier e a empresária Leninha da Auto-Escola, não conseguiu votação suficiente para garantir o que seria a segunda vaga do partido na Câmara Municipal.

No PSD que elegeu Francisco do Santo Antonio e Erasmo Ávila, as apostam apontavam Ávila e Roberto José, que acabou preterido por Francisco.

        Wilmaci Oliveira, mais conhecida como Wilma, foi eleita pelo PCdoB e se torna também a primeira vereadora do partido no município e única mulher entre os 21 vereadores eleitos em 2020. 

A expectativa era que o PT elegesse dois vereadores e o partido de propriedade particular do fracassado Geraldo Cabeça de Pitu, só elegeu Manoel Porfírio e só não teve mais uma vaga, porque sua direção não conseguiu mais que 13 candidatos para sua chapa proporcional. Assim ficaram de fora, Diego Pitanga, Lanns Almeida e Rubenceu.

Ninguém duvidava que o partido Republicanos reelegeria dois vereadores: Pastor Francisco e Milton Gramacho. Só o "pastor que é de ir mais cedo", conseguiu ser eleito e faltaram votos de coeciente para assegurar uma segunda vaga.

No Solidariedade, a vitória do ex-vereador Solon Pinheiro era considerada como "fava contada" e que a segunda vaga seria do filha da Secretária de Governo, Maria Alice, Carlos Abílio. Mas outro ex-vereador, Piçarra, teve mais votos que Abílio.

O PDT só elegeu Dando Leone, que derrotou os favoritos Glebão e Pastor Everaldo.

No PL foi travada a batalha mais acirrada entre fortes candidatos. No final foram eleitos Sivaldo, Ronaldão e o ex-vereador Gilson da Oficina. Os três desbancaram seus concorrentes Edinho da Mala, Chico Reis, Paulinho do INPS, César Brandão e Hamilton Gomes.

No PP que elegeu só um vereador, Nem Bahia não quis saber do favoritismo do então vereador Robinho e do ex-comunista Rosivaldo Pinheiro.

        O PTC reelegeu Alex da Oficina e sua segunda vaga já era esperado, que fosse preenchida pelo jovem Israel Cardoso.

O vereador Júnior do Trator, acabou ficando com a primeira suplência dos seus correligionários do PMN, Pancadinha e Cosme Resolve, que foi a surpresa no partido de João Negão.

No PSB do médico Renato Costa, foi eleito o líder comunitário Adão, quando as expectativas favoreciam o enfermeiro Robson Rigaud.

O avante elegeu quem era seu candidato mais cotado para o fazer ter seu primeiro vereador na história de Itabuna: Káia da Saúde.

A vitoriosa candidatura de Luiz Júnior da Saúde, surgiu do DC, que não constava das relações previsíveis de partidos que teria representação na próxima legislatura.

Todavia, o revés maior ficou para partidos tradicionais em Itabuna, que não conseguiram eleger vereador e entre eles estão o DEM, MDB, Patriota e Pros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: