Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

9 de agosto de 2020

A BRIGA DEVE SER APENAS CONTRA O COVID-19

            
            Me chama a atenção o número significativo de pessoas com quadro de saúde grave causado pela covid. Praticamente todos os internados são candidatos a uma vaga de UTI.
            Em comum esses pacientes sofrem de
hipertensão, diabetes e obesidade. Não é incomum terem mais de uma ou todas as comorbidades, o que exige um grande esforço das equipes como um todo para cuidar desses pacientes.
Imaginem que em um plantão de 12 horas um médico interne 10 pacientes graves e multiplique isso pelo número de pronto atendimentos em Itabuna e em todo o Estado. Se fizermos uma conta simples veremos que está assustador nos últimos dias a quantidade de doentes necessitando de um leito de hospital a cada plantão de 12 horas. Daí a razão pela qual temos tantas pessoas em UTIs e infelizmente morrendo antes de chegar a elas.
            O lockdown é uma saída pra diminuirmos o número de contaminados, mas ao mesmo tempo diminuirá a demanda nas unidades, dando chances aos que estiverem doentes de ter a oportunidade de uma assistência médica digna.
Exitem duas outras opções, diante dessa demanda enorme de doentes, porém é necessário uma virtude ao gestor seja Estadual ou Municipal, humildade.
            A humildade de entender que é necessário pedir ajuda ao governo Federal não só para trazer a força nacional de saúde com mais profissionais, bem como criar um hospital de campanha em Itabuna, o mais rápido possível.
Nesse momento é hora de baixarmos a guarda, estendermos as mãos e dar conforto e assistência digna ao cidadão itabunense. Não existem barreiras quando o humanismo e a generosidade se encontram.
            Seja prefeito, governador ou presidente da República, o objetivo de todos eles tem que ser um só, o cidadão. Vamos nos curvar aos que sucumbem e dar eles o melhor de nós.
            Esse momento é o mais dramático dos últimos 100 anos da nossa história e infelizmente não temos uma receita de bolo para algo que nunca passamos. Porém não podemos esquecer de que os Municipios, Estados e país são feitos por pessoas. E a finalidade do Estado é o cidadão. Logo nenhum representante pode ser maior que seu próprio povo. E certamente esse representante se agiganta guando se coloca na mesma condição que seu governado.
            Assim, concluo evocando a sabedoria ingênua da minha mãe ao usar esses dois ditados: "pelo santo se beija a pedra", "você não é a palmatória do mundo". É hora de engolir orgulhos e abaixarmos as lanças. A guerra é contra o vírus e em defesa da vida. Não há outra forma de eliminar essa sombra da morte sobre nosso Estado, a não ser através de um esforço conjunto entre os três entes da federação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: