Tem gente que acha, que Educação é uma coisa e cidadania é outra... e não é! Educação e cidadania significam a mesma coisa |
Os desafios do mundo pós-moderno sempre
foram os mais variados - dentre eles, a busca por ser uma pessoa melhor, uma
melhor mãe, um melhor filho, um melhor profissional ou um melhor cidadão. mas
que meios criamos para chegar o mais próximo da perfeição? como conciliar, na
escola, as diferentes formas de inteligência, as demandas curriculares, as
melhores estratégias para serem usadas dentro e fora de sala de aula, as
maneiras de encarar a ansiedade da sociedade e lidar com suas necessidades
diárias? “quando falamos em educação e seus meios, o que realmente queremos
saber é como provocar nos alunos o conhecimento que os levará a serem melhores
estudantes e pessoas. como se pode ter certeza que os alunos estão avançando
vida afora com as habilidades que realmente precisam para crescerem e se
tornarem felizes e vitoriosos?” esse é um dos questionamentos que devemos
provocar, no foco do ensino do pensamento crítico e no aprender a questionar de
forma lógica e respeitosamente empática. é necessário gerar alunos com os
atributos de cultivar diariamente os conceitos de ser conhecedor, pensador,
comunicador, reflexivo, corajoso, de mente aberta, equilibrado, íntegro e
solidário. isso para o nutrir de curiosidade, desenvolvendo habilidades de
investigação e pesquisa, de forma independente e colaborativa – e que a crença
do aprendizado surja com entusiasmo e sustente-se no amor pela aprendizagem ao
longo da vida. o aluno tem que ser transformado em um cidadão do mundo, pronto
para ver suas vulnerabilidades como coragem. a comunidade escolar, e aqui
incluímos também colaboradores e familiares como parte do processo, deve buscar
perceber e entender suas competências e transformá-las de modo a crescer e
melhorá-las. por meio da tríade voz, escolha e propriedade, deve se desenvolver
o pensamento crítico, criativo e de significado local e global, fazendo com que
se aprenda a tomar ações e decisões fundamentadas e éticas, respeitando a
dignidade e os direitos das pessoas em todos os lugares. e a escola que
deveríamos ter tido deveria nos ter aberto caminhos para tal entendimento. mais
do que aprimorar os alunos em conteúdo, a grande missão como escola deve ser
mostrar o prazer na busca constante pelo conhecimento, não precisando mudar a
individualidade de ninguém, apenas aguçar e mostrar que sim, todos, dentro de
suas habilidades, podem ser melhores e felizes. saber lidar com a
competitividade e a frustração, desenvolver habilidades socioemocionais,
entregar conteúdo, diferenciar liderança e autoritarismo, usar tecnologias
apropriadas... qual é realmente a grande missão que tem a escola?
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