Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

20 de janeiro de 2020

CIDADANIA TEM QUE SER PREMISSA DE SALA DE AULA

Tem gente que acha, que Educação é uma coisa e cidadania é
outra... e não é! Educação e cidadania significam a mesma coisa
Os desafios do mundo pós-moderno sempre foram os mais variados - dentre eles, a busca por ser uma pessoa melhor, uma melhor mãe, um melhor filho, um melhor profissional ou um melhor cidadão. mas que meios criamos para chegar o mais próximo da perfeição? como conciliar, na escola, as diferentes formas de inteligência, as demandas curriculares, as melhores estratégias para serem usadas dentro e fora de sala de aula, as maneiras de encarar a ansiedade da sociedade e lidar com suas necessidades diárias? “quando falamos em educação e seus meios, o que realmente queremos saber é como provocar nos alunos o conhecimento que os levará a serem melhores estudantes e pessoas. como se pode ter certeza que os alunos estão avançando vida afora com as habilidades que realmente precisam para crescerem e se tornarem felizes e vitoriosos?” esse é um dos questionamentos que devemos provocar, no foco do ensino do pensamento crítico e no aprender a questionar de forma lógica e respeitosamente empática. é necessário gerar alunos com os atributos de cultivar diariamente os conceitos de ser conhecedor, pensador, comunicador, reflexivo, corajoso, de mente aberta, equilibrado, íntegro e solidário. isso para o nutrir de curiosidade, desenvolvendo habilidades de investigação e pesquisa, de forma independente e colaborativa – e que a crença do aprendizado surja com entusiasmo e sustente-se no amor pela aprendizagem ao longo da vida. o aluno tem que ser transformado em um cidadão do mundo, pronto para ver suas vulnerabilidades como coragem. a comunidade escolar, e aqui incluímos também colaboradores e familiares como parte do processo, deve buscar perceber e entender suas competências e transformá-las de modo a crescer e melhorá-las. por meio da tríade voz, escolha e propriedade, deve se desenvolver o pensamento crítico, criativo e de significado local e global, fazendo com que se aprenda a tomar ações e decisões fundamentadas e éticas, respeitando a dignidade e os direitos das pessoas em todos os lugares. e a escola que deveríamos ter tido deveria nos ter aberto caminhos para tal entendimento. mais do que aprimorar os alunos em conteúdo, a grande missão como escola deve ser mostrar o prazer na busca constante pelo conhecimento, não precisando mudar a individualidade de ninguém, apenas aguçar e mostrar que sim, todos, dentro de suas habilidades, podem ser melhores e felizes. saber lidar com a competitividade e a frustração, desenvolver habilidades socioemocionais, entregar conteúdo, diferenciar liderança e autoritarismo, usar tecnologias apropriadas... qual é realmente a grande missão que tem a escola?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: