Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

5 de novembro de 2019

LER E FAZER LER É O QUE MAIS ME EMPOLGA

Caminhais em direção da solidão. Eu, não, eu tenho os livros!
O livro é o mais importante instrumento para a construção da cultura, seja a cultura individual (de cada pessoa), seja a cultura coletiva (de uma comunidade, de um povo. A leitura de livros não é o único caminho para a formação cultural. Também jornais, revistas, cinema, teatro, participação em debates, viagens conduzem à ampliação de horizontes intelectuais. Entretanto, a meu ver, o livro sobrepuja todas as outras possibilidades de aprimoramento do espírito. Ziraldo disse que o livro nunca será substituído. Não há avanço tecnológico que o torne dispensável porque o livro tem mistério, um especial poder de comunicação. O livro tem alma. Acho que foi isso que Ziraldo quis dizer. De minha parte há livros que leio, e releio, e releio. Tenho a sensação de estar conversando com o autor. Escrevo notas à margem das páginas e nessas notas registro impressões de concordância e de divergência. Já escrevi (Artigos de Val Cabral) e ilustrei livros (Anchieta, nosso Santo, do escritor Eduardo Cavalcante Silva. E decidi há dez anos, contribuir para fomentar a leitura, criando este blog e o alimentando diariamente com crônicas, artigos, poemas e matérias jornalísticas. Assim abro páginas do livro da minha história e creio está contribuindo para mais pessoas gostem de ler, de livros e de cultura! É iivre a divulgação deste texto por qualquer meio ou veículo, inclusive através da transmissão de pessoa para pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: