Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

15 de maio de 2018

NÃO DEIXE A VACA O IMPEDIR DE CRESCER!

Uma vaca não pode o fazer permanecer no brejo... reaja!

Ouvi de alguém, cujo nome não consigo me lembrar, a história de sábio que andava com seu discípulo, quando entraram em uma fazenda e observaram que não tinha nenhuma plantação no local. Procuraram alguma criação mas também não encontraram nada. A única coisa que encontraram no caminho foi uma vaquinha. Chegando na sede da fazenda encontraram o fazendeiro sentado na frente de uma casa muito simples de madeira. E ao se aproximarem, perguntaram como eles conseguiram sobreviver naquela situação tanto tempo, sendo que não havia nenhuma plantação e nem sequer uma criação em toda fazenda. O fazendeiro então explicou ao velho sábio e seu discípulo: ”Vocês perceberam que vindo para cá, passaram por uma vaquinha”, ao que responderam sim. “Então moço” disse fazendeiro “nós tiramos o leite da vaca todos os dias e uma parte a gente guarda e vende na cidade e aí a gente vende o leite compra açúcar, farinha às vezes um punhado de arroz e aí a gente come, e assim que a gente vai tocando a vida”. O sábio e o discípulo se despediram da família e foram embora. Retornando por onde encontraram a vaca próxima a um precipício e o sábio então ordenou ao discípulo: “Jogue a vaquinha precipício abaixo”. Sem entender o rapaz discordou do sábio. Mas com muita relutância o rapaz obedeceu e jogou a vaquinha precipício abaixo. A animal morreu e o jovem muito indignado disse ao sábio: “Onde está a sabedoria em acabar com o único meio de subsistência de uma família? Onde está a sabedoria em criar uma culpa pro resto da vida?”. Muito aborrecido cheio de culpa o jovem se afastou totalmente do velho. Dez anos depois, o jovem ainda com consciência muito pesada, ajuntou dinheiro colocou numa bolsa e levou para amenizar todo mal que tinha feito àquela família. Ao chegar próximo da Fazenda notou algo muito estranho. Havia uma plantação enorme de eucaliptos e uma plantação muito grande de algodão. Chegando próximo da sede da fazenda ele perguntou ao caseiro, sobre o dono daquela fazenda e o caseiro mostra uma casa muito grande e bonita. Ao se aproximar da casa, avistou o fazendeiro saindo de lá de dentro vindo em sua direção. Um homem alto, muito forte, se dirigiu ao rapaz e deu as boas vindas. Sem saber o que estava acontecendo, o rapaz perguntou ao fazendeiro. “Por favor senhor, diz o rapaz. “Tem alguma notícia da família que morava aqui há uns 10 anos atrás?” Nesse momento chegam os filhos do fazendeiro montados em cavalos belos e fortes. Dois rapazes muito fortes e bonitos. O fazendeiro sem entender a pergunta do rapaz, respondeu ao jovem. “Eu Sempre morei nessa fazenda, praticamente eu nasci aqui”. “Mas espere”, disse o fazendeiro, “eu acho que estou me lembrando de você. Você não veio aqui a uns anos atrás junto com um velhinho?” “Sim.’ Respondeu o rapaz que já era homem formado agora. “mas o que aconteceu?.” Calmamente o fazendeiro chamou o rapaz para entrar e tomar uma xícara de chá. “Vamos entrando meu rapaz, é uma longa história” disse o fazendeiro. “Não sei se você se lembra, nós tínhamos uma vaquinha. No mesmo dia que vocês foram embora ela escorregou e caiu precipício abaixo, quando fomos buscar ela para trazer ao curral tivemos esta grande surpresa. Juntamos o que pudermos. Essa foi a primeira vez depois de muitos anos que nós comemos um pouco de carne. Aí eu perguntei pra esposa. E agora mulher o que que nós vamos fazer pra comer? Nos dias que se passaram enquanto ainda temos o que comer, nós ficamos pensando em todas as possibilidades. Aí chegamos a conclusão que o jeito era pegar todos os tocos e as madeiras que tinham na fazenda e levar na cidade pra vender como lenha. E foi isso que eu fiz. Na cidade, fui oferecer a lenha pra todo mundo, até que conheci um pessoal de uma fábrica de papel que estava mudando pra essa região. Falei que tinha uma fazenda e que minha terra muito boa. Eles então me ofereceram pra plantar Eucaliptos. Metade ficava pra mim e metade ficava pra eles, conversei com a mulher e ela concordou. Aí começamos a plantar começou a dar muito eucalipto. Pegamos o dinheiro e continuamos a plantar. Depois fiquei sabendo que algodão estava sendo muito procurado e eu comecei plantar algodão e como você pode ver, a nossa vida mudou muito graças aquela vaquinha que caiu naquele precipício. O rapaz impressionado, agradeceu o chá, pegou a sua bolsa com o dinheiro que estava dentro dela e voltou para sua casa refletindo sobre toda a sabedoria daquele velhinho e lamentou os anos que ficou longe dele. DEIXE DE SER UMA VACA - Por isso eu digo pra você deixe de ser uma VACA. Muitas vezes você está impedindo as pessoas que você ama de crescerem emocionalmente, crescerem socialmente e até materialmente. Por ficar dando, dando, todos esses anos. Quer ajudar de verdade? Ensine como se faz, ensine como resolver problemas, ensine a crescer. Virão dificuldades e problemas com certeza. Essas dificuldades serão vencidas os problemas serão resolvidos! Ensine a vencer essas dificuldades; ensine a resolver esses problemas, mas não vença por eles e não resolva mais os problemas por eles. A medida que crescem e progridem, deixe cada um realizar seu próprio sonho. Seja um realizador de sonhos e não uma VACA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: