Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

31 de março de 2018

A “GALINHA” DOS OVOS DE OURO DE CUMA

Há 40 anos, Cuma era pobre e honesto. Hoje ele é bilionário!
ERA UMA VEZ um VAQUEIRO que vivia numa pequena cidade do interior. Ele era conhecido por ser muito, mal-educado, avarento e nunca estar satisfeito com nada. Se estava sol, queixava-se do calor; se estava frio e chuva queixava-se de viver num sítio onde nem sequer podia sair de casa… Para além do mais, era capaz de tudo por uma moeda de ouro! Um dia, um duende brincalhão que por ali passava ouviu o que se comentava na cidade sobre esse vaqueiro, e decidiu provar se era verdade tudo aquilo que se dizia sobre ele. Numa tarde em que o vaqueiro vinha do pasto carregando dois vasos cheios de leite, o duende apareceu-lhe de dentro do tronco de uma árvore e disse-lhe: “Olá bom homem! Sentes-te bem? Pareces cansado e triste… Será que estás com fome ou doente? O homem, um pouco assustado com a presença do duende, respondeu: “Não… não estou doente nem cansado, e também não tenho fome… nada de mal se passa comigo. Só estou triste porque eu sou pobre e não consigo ter muitas coisas boas como gostaria de ter… Então o duende respondeu: ”Se não tens fome nem frio nem estás doente, então alegra-te porque não és pobre!”. Mas o homem insistiu: “Sou sim. Um homem que não tem ouro é pobre!”. O duende riu-se e respondeu: “Olha que estás enganado. Eu se quiser posso ter todo o ouro do mundo, pois como sou duende sei onde se escondem todos os tesouros. Mas a mim o que me faz falta é a luz do dia, ter o que comer e uma casa quentinha onde possa dormir descansado. Além disso preciso de ter saúde e ser forte para poder caminhar e apreciar tudo o que me rodeia. E como tenho tudo isso sou muito rico e feliz! “Disparate!” Disse o vaqueiro, e insistiu “Ser pobre quer dizer que não se tem ouro. E como eu não tenho ouro não posso ser feliz”. “Tenho muita pena de ti homem” disse-lhe o duende “E para que sejas feliz como achas que deves ser, vou te fazer ser eleito em Itabuna e a prefeitura todos os dias lhe dará tanto dinheiro, que nem uma galinha dos ovos de ouro, poderia lhe fazer tão rico. Só terás de esperar e enganar o povo para votar em você. Não tarda nada, terás todo o dinheiro que sempre desejaste ter e tu e a tua família serão felizes para sempre”. Então o duende fez o vaqueiro ser prefeito e ele hoje é tão rico, que recusou mais de 200 milhões de reais em uma das suas fazendas e o neto menos rico dele, acaba de comprar uma veículo BMW. “Esta é uma obra de ficção, qualquer semelhança com nomes, pessoas, fatos ou situações da vida real terá sido mera coincidência.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: