Até traficantes sabem que a "propaganda é a arma do negócio" |
As organizações criminosas do tráfico de
drogas fazem ações de promoção de marketing de maneira informal e se utilizam
de algumas das ferramentas de comunicação, tais como: promoção de vendas, vendas
pessoais, patrocínio, marketing direto e o digital, para promover e divulgar
seus produtos. Um exemplo é a experimentação de uma amostra do produto como a
maneira que os traficantes conseguem um ou outro consumidor que depois
divulgará para as pessoas do seu círculo social. A principal ferramenta de
divulgação das organizações criminosas do tráfico de drogas é o boca-a-boca, a
rede de contatos e relacionamento. Existem várias ações que os criminosos fazem
para atrair o público como, por exemplo, a organização de festas. No entanto,
mesmo os frequentadores desse tipo de evento vão precisar de informações para
saber quem está vendendo a droga dentro da festa e, para isso, usam o
boca-a-boca. Algumas drogas são produzidas em determinadas regiões como, por exemplo,
a cocaína na Colômbia, no Peru e na Bolívia. Por isso, os países da Europa, da
África ou os Estados Unidos da América precisam comprar desses países da
América do Sul. Para isso, os grandes compradores e financiadores deste mercado
mandam traficantes intermediários para negociar. Para que isso tudo ocorra, é
necessário ter contatos e indicação. Neste caso, mais uma vez o boca-a-boca se
torna fundamental para que a ação toda se concretize. Também há períodos de
maior divulgação, como épocas de festas regionais e grandes eventos esportivos
e de música.
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