De acordo com
o Ministério da Saúde, os casos de gravidez em mulheres com menos de 20 anos
somaram 536 mil em todo o Brasil em 2012. A maior parte das gravidezes
precoces, como aponta o relatório anual Situação da População Mundial do Fundo
de População das Nações Unidas (Unfpa), organismo da Organização das Nações
Unidas (ONU), lançado esta semana, ocorrem entre populações vulneráveis. A
estratégia do ministério é atuar também com populações isoladas, como quilombolas,
indígenas e de ruas; facilitar e ampliar
o acesso a métodos contraceptivos na rede pública e nas drogarias conveniadas
do Programa Aqui Tem Farmácia Popular. Atualmente, pelo Sistema Único de Saúde
(SUS), as mulheres em idade fértil podem escolher métodos contraceptivos como:
preservativos, anticoncepcional injetável mensal e trimestral, minipílula,
pílula combinada, diafragma e dispositivo intrauterino (DIU). Nos últimos cinco
anos o SUS distribuiu, em média, 500 milhões de unidades de preservativos
masculinos. Outra questão destacada pela pesquisa é que parte dessas jovens
sofreu algum tipo de abuso. O governo deve lançar, nos próximos dias, uma
cartilha de estratégias para combater a violência contra crianças e
adolescentes.
Tem muita gente que condena uma adolescente que engravida e dizem que isto está muito errado. A questão em si, não é se estar certo ou errado. No ponto de vista psicológico, a adolescente não está preparada p/ exercer funções tão prematura, são etapas de vidas q/ vão ser puladas. Há momentos p/ tudo nesta vida.!!! há momentos de ser bebe, de ser criança, de ser adolescente, de ser jovem,de ser adulto e tbém de ser mãe. Se a adolescente pula essas fases e engravida, o psicológico dela sofre um trauma muito grande, sem falar no corpo, q/ vai sofrer agressões da própria gravidez, ao qual ele ainda não estava preparado p/ isso. Forma-se um conjunto de fatores negativos p/ essa adolescente como tbém p/ o bebe.
ResponderExcluirPreocupante demais este número enorme de meninas grávidas. Tudo a seu tempo. A adolescência é uma preparação para a vida e engravidar nesse período é no mínimo burrice.
ResponderExcluirFilho deve ser planejado, precisa de família (pai e mãe). Por isso, acho uma pena quando uma garota ou um garoto "queimam etapa" e são pais na adolescência.
ResponderExcluirTer filho na adolescencia é sinal de desinformação e burrice. Seja inteligente transe a vontade, mas se precavenha. Estude, trabalhe e engravide quando tiver maturidade financeira e emocional para bancar um filho.
ResponderExcluirParir é fácil, difícil é assumir a responsabilidade de formar uma pessoa para a vida.
Engraçado acabei de passar por isso... Engravidei aos 17... Tive meu bebê aos 18... Foi uma barra... na escola, em casa... Bom não foi fácil terminar o 3º ano... mas deu tudo certo e ainda conseguir passar no vestibular... Meu namorado o pai do bebê... sempre me deu a maior força esteve sempre do meu lado... ñ tenho do que reclamar... Meus pais no começo ficaram grilados... é normal... mas com o tempo todo mundo se acostumou e hoje estou muito feliz... moro na casa dos meus pais com minha filha e meu namorado... Ele foi meu primeiro namorado sério e estou muito feliz que ele seja o pai da minha filha acho que ñ poderia escolher melhor... Sei que nem todas tem a mesma sorte que eu... mas não vale a pena sacrificar a vida de um inocente para satisfazer os pais ou o namorado... Vc não sabe como é bom ter um pedaço de vc ao seu lado... A melhor coisa do mundo... Um ser tão frágil que depende só de seus cuidados... É muito bom ser mãe... Minha vida mudou muito... mas não me arrependo em nenhum momento...
ResponderExcluir