Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

28 de outubro de 2013

O QUE FAZER DIANTE DE ALGUÉM QUE AMAMOS VICIADO EM DROGAS?

Hoje, observamos que, cada vez mais cedo, os nossos jovens estão morrendo devido ao uso de drogas. É lamentável presenciar uma juventude tão bonita, morrendo e perdendo seus sonhos, ideais e a vontade de viver, vencer e se realizar. O que podemos fazer? Como salvar nossa juventude desse câncer chamado dependência química? Ouvindo famílias que vivem esse drama terrível, às vezes fico sem resposta, mas a resposta com certeza existe. Uma constatação nos dias de hoje é que a maconha, a cocaína e o terrível crack são as mais desejadas pelo jovem e que geralmente são oferecidas no grupo de convivência: escola, amigos, baladas etc. Uma vez usada a droga, o jovem muda totalmente o comportamento e passa a ficar agressivo, rebelde ou isolado e deprimido. O prazer momentâneo faz com que o jovem busque cada vez mais o prazer em drogas mais poderosas e mais caras que pode ser a iniciação para o mundo do crime: roubo, assalto, assassinato. Quando a família percebe que um dos membros está se envolvendo com o mundo das drogas, o que fazer? Primeiro passo, na minha opinião, é o diálogo, a compreensão, o acolhimento e não a bronca, a repreensão e o castigo. No diálogo, apontar para esse jovem apoio e caminhos para ajudá-lo a se livrar do vício. O jovem com problema de dependência química precisa querer sair da situação. E um dos elementos indispensáveis por parte dos pais e irmãos é o carinho, a fé e o afeto neste momento tão difícil. Um outro passo importante dos familiares é a vigilância: estar sempre atento a qualquer mudança de comportamento e estar sempre junto, envolvendo-o nas atividades familiares como festa, comemorações, viagens, problemas corriqueiros e tantas outras coisas mais, porém, nunca deixar o jovem dependente isolado e fechado, sozinho em seus conflitos. Este artigo sobre a questão das drogas está incompleto. Gostaria que você, no espaço dos comentários acrescentasse outros passos e atitudes que podemos assumir perante um familiar ou amigo envolvido no mundo das drogas.

6 comentários:

  1. A melhor solução é internar, mas se a pessoa não quiser ela pode ser internada a força. Se mesmo assim se não der jeito, só resta esperar, quem a sabe a própria pessoa admita que precisa de ajuda e vá se tratar por conta própria. Caso contrário, ela vai ficar vagando por aí até ser presa ou morta, infelizmente.
    Juscelino Ribeiro

    ResponderExcluir
  2. O usuários de drogas não respondem criminalmente por usar drogas então...
    Eu faria o seguinte, daria bastante dinheiro pra essa pessoa, e mandava ela ir comprar muita, mais muita droga mesmo, ai ao mesmo tempo e ligaria pra policia, a pessoa seria presa por trafico de drogas e eu não pagaria fiança.
    Simples assim, melhor fazer isso do que eu acabar matando eu espancando essa pessoa e acabar sendo preso por causa de um lixo humano...
    Então eu me livraria da pessoa assim.

    ResponderExcluir
  3. Wilson Batista de Oliveira29 outubro, 2013

    Eu acredito que a melhor forma é convencer essa pessoa de que ela está doente e precisa de internação.
    Se isso for impossível, e essa pessoa estiver oferecendo risco a sua própria integridade física ou a integridade e segurança de terceiros, aí o ideal é pensar na internação involuntária (A FORÇA), isso somente familiares podem fazer e com ordem judicial, a ordem judicial é fácil conseguir, o problema é que essas internações involuntárias costumam custar um pouco caro.

    ResponderExcluir
  4. Essa é uma situação muito difícil, porque se a Pessoa Não quer ser internada, e Já trás problemas pra Família, a tendência é Piorar. O jeito mesmo, é tentar convencer a pessoa a qualquer custo se tratar, sair das drogas, caso contrário deve ser Internado contra a própria Vontade, porque olha.. Ela não vai parar de Usar sozinha, sem ajuda Médica, sempre vai buscar comprar mais e mais, arrumar problemas com esses traficantes ai, dívidas essas coisas, e no fim sobra pra Família.
    Humberto Brito de Oliveira

    ResponderExcluir
  5. Djalma Dutra Dias29 outubro, 2013

    - Procure algum grupo de apoio (estatísticas mostram que pessoas que procuram este tipo de grupos de apoio tem maiores chances de sucesso e lidam com isto melhor)
    - Se desligue totalmente de suas amizades atuais. Pelo menos aquelas que tem alguma relação com drogas.
    - Se possível, vá a um psicólogo. Ele pode ter ajudar muito.
    Não é tão difícil, basta vc querer.

    ResponderExcluir
  6. SERVIR PRA ELE UM CHÁ DE CHUMBINHO!!!
    LUCAS

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: