Prefeitura Itabuna

Câmara

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25 de agosto de 2013

ITABUNA TEM O PIOR TRÂNSITO NO SUL DA BAHIA


Prova do caos e descaso há 100 metros da Prefeitura

Quando se descreve Itabuna, é quase impossível dissociar a cidade do conceito de ponto convergente regional. Mas sob a ótica da engenharia e segurança do trânsito, a maior cidade do sul da Bahia está longe do que é considerado moderno atualmente. A cidade adquiriu problemas típicos de lugares que não tiveram chance de se planejar. A cada dia, o que se vê são mais engarrafamentos e vias manchadas pelo sangue das vítimas que se acidentam no trânsito. Itabuna não pode se dar ao luxo de evitar discutir mudanças fundamentais para melhorar o trânsito e torná-lo mais seguro. Não é necessário ser especialista para conhecer alguns pontos críticos do trânsito em Itabuna. Poucas pessoas não ficam surpresas com o que ver pelas vias da cidade: incontáveis carros, excesso de velocidade, tímida fiscalização, pouco acesso ao transporte público e quase nenhuma facilidade para o pedestre. Há três, quatro décadas, o carro em Itabuna era o protagonista; portanto, a cidade foi desenhada para ele. Hoje, o protagonista é o pedestre, o cidadão. O município de Itabuna não é moderno nesse sentido. Para que a cidade se enquadre no aumento substancial de veículos nas ruas — que já somam mais de setenta mil — a decisão de sucessivos governos tem sido a criação de novas vias e o alargamento de outras, a exemplo da avenida Pedro Jorge, que se tornou um martírio principalmente para os pedestres. “Se você planta pistas, colhe carros. Esse plano não resolve nada. É preciso repensar o modelo de transporte e dar alternativas para que a população nem sequer queira pegar o carro”, argumenta o presidente do Sindicato dos Taxistas, Eduardo Cardoso. Falta decisão política de priorizar o transporte público. Vivemos uma grave crise de mobilidade na cidade. Mas temos condições especiais para resolver isso sem maiores traumas. É preciso reformular toda a rede de transporte atual. Implantar o sistema Zona Azul e novos semáforos; construir um viaduto após a ponte do São Caetano, incentivar construção de edifício garagem no centro da cidade e organizar o serviço de mototaxis. E aplicar um plano diretor de transporte que envolva o entorno dos bairros de periferia. Itabuna tem uma situação especial, privilegiada, para não ter que chegar ao caos. A cidade está perdendo a oportunidade de se tornar uma vitrine e a maior preocupação do atual secretário de Trânsito, Clodovil Soares, é perseguir taxistas, mototaxistas, transporte alternativo e se envolver, indevidamente, na eleição do sindicato dos taxistas. Uma série de ações pode reduzir o número de fatalidades e deve isto focar fiscalização rigorosa, tanto por meio de radares como por patrulhamento, e da abertura de espaço para dar voz às famílias de vítimas de trânsito. Um dos pilares para a queda do número de acidentes no trânsito deve ser a urgente implantação de testes de alcoolemia em motoristas. A presença da polícia nas ruas é imprescindível. Para efeitos de segurança e de fiscalização. A ideia é reduzir o sentimento de impunidade. Os governantes precisam começar a pensar nos pedestres. Se as autoridades tivessem o hábito de andar a pé e não de carro, certamente boa parte dos problemas seria solucionado. Quem planeja e toma as decisões costuma perceber a cidade pela janela do automóvel. Existe pouca infraestrutura construída para os pedestres. Um exemplo disso é a falta de calçadas, ou excesso de passeios intransitáveis. O cidadão é obrigado a usar a pista em avenidas como a Itajuípe e a rua do Cajueiro, que liga o bairro Fernando Gomes ao bairro Ferradas e BR 415. Como motorista, o servidor público Luís Moura, 39 anos, que reside no bairro Califórnia, concorda que o trânsito é ruim para pedestres e motoristas e vai mais além. Diz perceber que os “condutores itabunenses estão mais imprudentes e cada vez respeitando menos os pedestres. Isso é reflexo da falta de investimento na fiscalização”, acredita.

8 comentários:

  1. Soluções tem para resolver este gravíssimo problema em Itabuna... mas a tendência é piorar muito.
    Os principais problemas estão na manutenção do delegado Clodovil como secretário, o numero de carros na cidade está aumentando muito a a largura das ruas permanece a mesma...
    Para melhorar ou permanecer igual tem que ter projetos, planejamento e investimento em transporte publico eficiente, para evitar o uso do transporte individual (carro), e melhoria e ampliação das vias...e isso a gente não tem visto ser debatido.
    Jorge Sales de Azevedo

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  2. Antonio Duarte de Carvalho25 agosto, 2013

    É assim por que o governo do Vane do Renascer é uma porcaria.

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  3. Paulo do Pontalzinho25 agosto, 2013

    Tem já está passando da hora de todos adquirirem carros como os do desenho Família Jetsons, movidos a ar e que não poluem, e voam... rsrsrsrssrsrs...
    Piadinhas a parte, acredito que este problema tenha solução sim, aumentando a qualidade do transporte público e investindo na construção de novas pistas, ruas e avenidas, o que será dispendioso porém eficiente.

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  4. Não moro em Itabuna, mas minha cidade (ILHÉUS) tb deixa a desejar em horário de pico.
    Tudo horrível.
    Wadson Novais

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  5. Acho meio complicado solucionar essa situação em uma cidade tão desorganizada como Itabuna!
    Difícil!
    Só um especialista na área pra te resolver... e não é este o caso do secretário Clodovil Soares!
    Reginaldo Pereira de Jesus

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  6. Pedro Vieira dos Santos25 agosto, 2013

    Se todos andassem de bicicleta já ajudaria, pq quem anda de bicicleta chegar mais rápido ao local do que uma pessoa de carro. E ainda lucra com a prática de exercícios físicos.

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  7. Sérgio Bittencourt da Fonseca25 agosto, 2013

    A tortura do trânsito não escolhe classe social e atinge tanto o milionário do Jardim das Acácias, que anda em carro importado com motorista, como o morador da periferia que, para trabalhar, sofre horas por dia dentro do ônibus.
    O caos afeta a segurança (carros parados nos congestionamentos são alvos fáceis para assaltantes), causa mortes, polui o ar e gera prejuízos de milhões de reais por ano à economia de Itabuna, segundo uma estimativa de consultores especialistas em assunto de Transportes Públicos.
    Faz com que os itabunenses cheguem a odiar a cidade. Mais do que um problema, é um problema gravíssimo – mas que tem soluções.
    Exigem imaginação, competência e coragem do poder público.

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  8. É deprimente se constatar que só existem pessoas inúteis e corruptas no governo.
    José Carlos Marques da Silva

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