Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

8 de agosto de 2013

ITABUNA DEPENDE DO SUCESSO DO GOVERNO VANE



A coligação partidária do prefeito de Itabuna, Claudevane Leite (PRB), obteve vitória inquestionável, sob promessa de acabar com a mesmice e transformar a cidade em referência de excelência em gestão pública. Os vereadores governistas formam maioria na casa legislativa e este fato ajuda qualquer gestor a por em prática suas pretensões administrativas. O resultado legitima o apoio popular à estratégia de Vane do Renascer, que já deveria estar em curso, para destravar o estigma de uma cidade imobilizada há mais de duas décadas pelas mazelas intermitentes de gestores que não conseguiram evitar que Itabuna retrocedesse e perdesse posições no ranking de cidades mais prósperas da Bahia. Desde que assumiu o governo, em janeiro, o prefeito se submeteu à impressão de que seu vice, Wenceslau Júnior, era quem mandava e desmandava na prefeitura. As primeiras medidas foram desastrosas e até o pagamento atrasados de débitos do governo passado, gerou insatisfação entre servidores e fornecedores. Nenhum secretário despontou como técnico e a cidade entrou num circulo de marasmo e desesperança. E isto afetou bastante a imagem de líder do prefeito Claudevane Leite. Portanto, não era de se surpreender que a popularidade dele atingisse baixos índices. Analistas são unânimes em afirmar, contudo, que esse período foi a parte indolor do governo - as iniciativas mais difíceis estão por vir. Prever-se o rompimento com o PC do B e que o retorno da Gestão Plena da Saúde, não aliviará o drama a que está submetido o setor. A pretensão do prefeito em promover reforma administrativa, enfrenta maior resistência entre os partidos que o apoiaram e compuseram sua coligação. A necessidade de trocar, ou exonerar assessores; agregar mais lideranças à seu staf político e cumprir promessas de campanhas já com prazo vencido, são alguns dos pontos centrais em que Vane terá que buscar avançar. Estes itens, contudo, esbarram no interesse de partidos, que dão sustentação ao partido do prefeito. Embora medidas assim, encontram amplo respaldo popular. O problema é que Vane não tem encarado os obstáculos com ousadia. Não tem assumido o risco de determinar sua posição de mandatário. Talvez ele ainda não tenha se conscientizado, de que não é pouco o que está em jogo. Do sucesso dele depende o futuro da maior cidade do sul da Bahia.

9 comentários:

  1. A MANIFESTAÇÃO E O NAVIO FANTASMA

    Está em tramitação, na Câmara dos Deputados, um projeto de lei que coloca em risco vários direitos do povo brasileiro. . “O “temeroso” PL 4330/04 que pretende ampliar a terceirização em todas as empresas privadas, estatais e do serviço público no país. Na prática, ele permitirá que as atividades sejam executadas por firmas terceirizadas. O PL mencionado poderá ser votado no próximo dia 11 de agosto.
    Hoje, terça-feira, (6), centrais sindicais e movimentos sociais, contando 35 entidades, além do Movimento Contra a Morte Prematura, estiveram mobilizados, na Praça 9 de Novembro, (Centro) para alertar a população quanto a mais esse golpe contra o trabalhador brasileiro.
    A fragilidade do ato, na manhã deste dia deu piedade! Pode-se comprovar facilmente, a experiência dos Sindicato dos Bancários, Comerciários, CUT e o próprio MCMP em juntar pessoas e receber aplausos. Hoje, foi registrado, por nossa lente, notar o olhar frieza dos transeuntes, como se nada tivesse acontecendo na Praça.
    Era como se, em vez de sindicalistas, microfones, alto-falantes, veículos etc., houvesse fantasmas. O motivo é simples: boa parte dos sindicatos, associações e movimentos sociais hoje é aliada dos governos municipal, estadual e federal, e com raríssimas exceções, estas entidades não vêm cumprindo o seu papel de representar e defender o povo.
    O atual governo é um excelente exemplo disso, pois patrocina e agrega diversos sindicatos. Enquanto o país está navegando em pleno nevoeiro, com o mar bravo e a atual comandante dirigindo com um misto de incompetência e ruindade, o povo deixou de acreditar em boas intenções.
    Nada sai do papel, nada acontece e a oferta de propostas bate de frente com a incredulidade, com a incerteza, por isto, muita gente está ignorando e correndo do Navio Fantasma.

    (João Melo - http://www.conquistanews.com.br/)

    ResponderExcluir
  2. Caro Val Cabral e demais, sei que a matéria acima não é apropriada para esse comentário, me desculpem, mas achei esse texto interessante e resolvi compartilhar com mais alguém, se possível leiam o estante. Abraços.
    --------------------------------------------------------------------------



    Cineasta rompe o silêncio e denuncia como trabalha o “Fora do Eixo”, a seita que está na raiz da “Mídia Ninja”: ela acusa a exploração de mão de obra similar à escravidão, a apropriação indébita do trabalho alheio e ódio à cultura e aos artistas


    Beatriz Seigner é cineasta (“Bollywood dreams — Sonhos bollywoodianos”). Uma rápida pesquisa no Google indica a sua intimidade com a área. Ela postou no Facebook um impressionante depoimento sobre a sua experiência com o tal “Fora do Eixo” — a ONG (ou sei lá que nome tenha) comandada por Pablo Capilé, o chefão do grupo que está na origem da tal “Mídia Ninja”, que vem sendo reverenciada por alguns bobalhões da imprensa como a nova, moderna e mais aguda expressão do jornalismo.
    O depoimento é longuíssimo, mas vale a pena ler. Beatriz sustenta, e os fatos que ela elenca parecem lhe dar razão, que o tal Capilé é uma espécie de chefe de uma seita. O jornalismo investigativo, se quiser, pode fazer a festa.
    Uma seita
    Eu, confesso, ignorava — e não havia lido isso em lugar nenhum — que o Fora do Eixo mantém “casas”, onde, vejam só, moram pessoas mesmo, mais ou menos como essas seitas religiosas que estimulam os jovens a abandonar a família
    Segundo Beatriz, esses moradores não recebem salário nenhum — vivem com o que lhes fornece o “coletivo” — e se dedicam integralmente ao Fora do Eixo: não têm individualidade, não assinam seus trabalhos, não põem sua marca pessoal em nada. Se deixam a casa, saem sem nada.
    PARA LER O RESTO ABRA O LINK:

    http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/cineasta-rompe-o-silencio-e-denuncia-como-trabalha-o-fora-do-eixo-a-seita-que-esta-na-raiz-da-midia-ninja-ela-acusa-a-exploracao-de-mao-de-obra-similar-a-escravid/

    ResponderExcluir
  3. Wilson Guimarães de Oliveira08 agosto, 2013

    Se dependemos do sucesso do governo Vane, nós estamos é lenhados!!!!

    ResponderExcluir
  4. Com sua chegada ao poder, o Vane do Renascer descobriu que é fácil enganar o povão, basta mentir, repetir exaustivamente a mentira, que o povão acredita...
    Nós é que não devemos esperar bons resultados de um governo cujo prefeito é marionete do PC do B.
    Luiz Cláudio Barreto

    ResponderExcluir
  5. letícia Gonçalves08 agosto, 2013

    Políticos são todos iguais... Eles prometem & prometem, mas nunca cumprem!

    ResponderExcluir
  6. Juscelino Barbosa de Carvalho08 agosto, 2013

    Não devemos esperar nada desse governo de Vane, a não ser mais incompetência, mais demagogia e mais corrupção.

    ResponderExcluir
  7. VOCÊ BATIA TANTO EM VANE E HOJE TA DEFENDENDO

    ResponderExcluir
  8. PORQUE VOCÊ AGORA TA DEFENDENDO VANE?

    ResponderExcluir
  9. Clodoaldo Almeida09 agosto, 2013

    Essa mudança significa que o governo está melhorando, com consequente diminuição das criticas, pois ouço diariamente ele no rádio e as criticas são constantes... embora com intensidade menor. E isso acontece em todos os programas de rádio AM.
    Bom sinal né gente?

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: