Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

17 de agosto de 2013

A FARSA DE UM CRIME QUE NÃO CONVENCE



Chocou a opinião pública um crime ocorrido recentemente em São Paulo. Um adolescente de 13 anos é apresentado como autor do assassinato de quatro familiares, de maneira brutal, incluindo seus pais. A seguir, cometeu suicídio. Essa é a versão. Tudo leva a crer que sim. Entretanto, por que somente uma linha de investigação? Por vezes, passado algum tempo de um caso encerrado, aparecem novas versões e evidências que mudam a certeza anterior. Iniciava o artigo da semana discutindo o problema violência, que é preocupação de toda a sociedade, quando li o texto de uma escritora de minha admiração pessoal abordando o tema. E o faz com tanta clareza que resolvi transcrever alguns tópicos do trabalho. Merece ser lido e discutido. Assim diz: “O crime se tornou banal, a vida vale quase nada. Poucos de meus conhecidos não foram assaltados ou não conhecem alguém assaltado: ser assaltado é quase natural – não só em bairros ditos perigosos ou nas grandes cidades, mas também no interior se perdeu a velha noção de bucolismo e segurança. Pessoas inocentes são chacinadas: vemos protestos, manifestações, lágrimas, mas nada compensará o desespero das famílias ou pessoas destroçadas, cujo número não para de crescer. Morar em casa é considerado loucura, a não ser em alguns condomínios, e mesmo nesses casos o crime pode controlar o porteiro: entram, roubam, maltratam, matam. Recomenda-se que moremos em edifícios: ‘mais seguros’, seria a ideia. Mas, mesmo nos edifícios, a polícia aconselha porteiros preparados e instruídos para proteger dentro do possível nossos lares agora precários. Somos uma geração assustada, desamparada, confinada, gradeada – parece sonho que há não tanto tempo fosse natural morar em casa, a casa não ter cerca, a meninada brincar na calçada; e não morávamos em ilhas longínquas de continentes remotos, mas aqui mesmo, em bairros de cidades normais. Recentemente, um criminoso de 15 anos confessou tranquilamente ter matado doze pessoas. ‘Me deu vontade’, explicou, sem problema, e sorria. ‘Hoje, a gente saiu a fim de matar’, comentou outro adolescente, depois de assaltar, violentar e matar um jovem casal junto com outro comparsa. A impunidade é tema de conversas cotidianas. Estamos indefesos e apavorados, nas mãos do acaso. Até quando?”. Ah, leitor. Caim matou Abel, diz o texto histórico. Mas quando o crime atinge uma família, essa estrutura básica do todo social, e são muitos os casos, a dor dói mais. São parcelas de nossas próprias vidas.

12 comentários:

  1. Tem dedo de policiais ai nessa história... n tem pq ele matar a mãe e o pai e depois se matar a troco de nada!
    Humbertinho

    ResponderExcluir
  2. Bruno V. Cordeiro18 agosto, 2013

    Do jeito que o mundo esta hoje, pai matando filho, filho matando pai, mãe jogando filho no lixo, não duvido que ele tem matado os pais por influencia de jogos de vídeo game.

    ResponderExcluir
  3. A polícia achou muito rápido o culpado. E por incrível que pareça ele tá morto.
    Na minha opinião, foi policial quem tramou essa história.
    Eu acho que estão encobrindo alguém de dentro. E a hipótese de terem implantado provas falsas, não sai da minha cabeça.
    Tá muito estranho.
    Otávio Pires de Oliveira

    ResponderExcluir
  4. Cristina Rebouças Ribeiro18 agosto, 2013

    A um mes ele usava foto de um assassino em série de video game na foto do Facebook, e confidenciou a um colega de clásse que tinha o desejo de matar os pais,pegar o carro deles e sumir,ir para um lugar deserto. Nada no mundo me surpreende mais. Nao deu outra, o garoto matou a família, e foi pra escola com o carro dos pais depois chegando em casa se matou.
    Video game,internet, tv hoje ensinam e incentivam crianças a fazerem tudo de errado.

    ResponderExcluir
  5. Juliana Cerqueira18 agosto, 2013

    Eu acho que foi o Marcelo sim, porém essa questão é muito conflituosa porque a policia cometeu uma falha ao deduzir tão logo que tenha sido o menino, é isso vai gerar mais polêmica, porque a Policia alegou que tinha um vídeo que comprovava ,que o Marcelo "teria" pegado o carro da mãe dele, com a finalidade de fugir, porém não o fez.
    Não fugiu é na verdade a policia nem o vídeo (Dele no carro) tinha, é sim um vídeo em que, ele (Marcelo) aparece indo a pé a escola.
    Ou seja isto vai fomenta ainda mais a dúvida, é automaticamente gera uma certa dúvida sobre a capacidade da policia de São Paulo, de elucidar casos tão difíceis assim...
    Sinceramente eu acredito sim que foi ele, por tudo que foi mostrado é principalmente com o depoimento de um amigo dele, aonde o amigo de Marcelo diz que: Ele planejava matar os pais e que ele (Marcelo) queria virar um assassino de aluguel (ou coisa assim, perdão não me lembro o termo correto que usaram mas é isso rsrs)... Ou seja, um depoimento deste tem que se levar muito a sério tendo em vista de que, foi acompanhado dos pais deste menino (o amigo do Marcelo) do Delegado é tls, ou seja não há como ter sido manipulado né...
    As pessoas que dizem que "A jamais, como um moleque vai saber manusear uma arma daquele calibre" - Como que ele teve toda capacidade de calcular tudo!? Essas pessoas, devem viver em outra realidade, ou não sabem que ele era filho de policial, adorava um jogo lá, que o objetivo maior era matar! Não devem saber que ele era colecionador de Armas de brinquedos, é não sabem que, longe dos pais muitos adolescentes são capazes de fazer muita coisa, sem que os mesmo saibam...
    É, não viram o vídeo em que Marcelo aparece (aquele que ele vai a pé a escola) o moleque, era grande, inteligente, ou seja com totais capacidades de, manipular uma arma é planejar um assassinato...
    Muitas provas é questões q estão pendentes neste caso, temos que aguardar, mas eu acredito sim que ele tenha sido capaz de algo tão absurdo assim, que foi de matar seus pais, tia é avó.
    Talvez ele tenha ficado arrependido, é tenha ido para a escola para de alguma maneira esfriar a cabeça, e lá pedir ajuda, mas quando chegou em casa não aguentou é se matou...
    Não necessariamente nesta ordem rsrs.
    Mas eu acredito sim no que a policia diz é olha que sou bem cética em relação a algumas coisas que relacione Investigação é policia rsrs..

    ResponderExcluir
  6. Paulo do Pontalzinho18 agosto, 2013

    Foi um extra terrestre que fez o massacre... E USAVA COTURNO E QUEPE!

    ResponderExcluir
  7. Eduardo Brito Braga18 agosto, 2013

    Eu acho muito difícil uma criança de 13 anos sozinha executar 4 adultos sem que haja resistência, ou alguém escutar o som dos disparos das armas. Ainda não estou convencido c/ esta versão.

    ResponderExcluir
  8. Pedro Vieira dos Santos18 agosto, 2013

    Eu acho que foram policiais e colocaram a culpa no menino, e até a própria secretaria de policiais finge acreditar que é o menino.

    ResponderExcluir
  9. Antonio Dantas de Oliveira18 agosto, 2013

    O q está em questão não é a crueldade, e sim a capacidade. Ao atirar com uma .40, o deslocamento da arma é tão forte q jamais ficaria sob o corpo do suicida. Um garoto d 13 anos ficaria com respingos d sangue e a arma voaria d suas mãos.

    ResponderExcluir
  10. Eu, na minha humilde opinião, penso por duas teorias:
    1) O Menino é o culpado
    O garoto já premeditava o crime, segundo relatos do amigo, ele sempre teve vontade de matar os pais dormindo. A noite, matou todo mundo, pois é perfeitamente possível dar uma sequência de tiros, e ninguém ouviu, porque a arma tinha silenciador. Pá pá pá, puff. Morreu geral. Dai ele pegou o carro por volta das 1h da manhã, como mostra o vídeo, e parou próximo a escola. Ficou lá até o horário de entrar na escola, foi pra aula normal, e voltou pra casa de carona pois não podia voltar no carro dos pais, porque imaginava que já teriam descoberto os corpos. Chegou em casa. Quando viu que, não tinha imprensa, não tinham policiais lá, ou seja, a mente psicopata dele (pesquisem por psicopatas infantis), a mente psicopata dele caiu na real, e viu que ele não seria a estrela do dia como ele havia planejado, sem imprensa, sem atenção total, e ao entrar em casa, se deu conta da ***** que fez, e pra não ser culpado de nada se matou também. Não tinha pólvora porque ele usou luva pros primeiros assassinados, e pro suícidio ele não usou luva pois já era outro horário, jaá teria se livrado nas luvas. O proprio sargento deu entrevista falando que a arma .40 é mais dificil de deixar pólvora na mão, porém tinha as digitais dele, visto que a arma foi encontrada na mão dele.
    E é isso. Matou geral pra pagar de herói depois filho unico sobrevivente (mentes psicopatas pensam assim), e ai qd chegou viu a ***** que fez e pá, pra se livrar, e tbm pela culpa se matou.
    2) O Menino é inocente.
    Há algum tempo a mãe dele denunciou alguns policiais envolvidos em fraudes de caixas eletrônicos, e bom, para um policial isso é extremamente prejudicial certo? Se a mulher fez a denuncia, ela tinha provas. E como se livrar de uma ameaça? Eliminando-a! Algum PM culpado dos crimes que ela denunciou, quer dizer, o PM em si não vai né ele precisa de alibi, então ele encomenda alguém pra executar o crime, mandou alguém ir lá e matar geral, e incriminar o garoto, premeditando imagens e provas, pois esta foi a PRIMEIRA TEORIA que o investigador do crime falou, sem nem mesmo investigar o crime...
    Enfim, só acho:)
    Posso estar errada, e que Deus me perdoe por incriminar o garoto, mas são alguns conjuntos de fatos que levaram a este pensamento.... Deixo claro que é a minha opinião.... Não discordo de ninguém, é apenas a minha....
    Washington Reis

    ResponderExcluir
  11. ACHO QUE FOI A MANDO DE CUMA E MARIA ALICE.
    PROVA É QUE MARCONE ESTAVA EM SÃO PAULO NA ÉPOCA!!!!
    JUAREZ DANTAS

    ResponderExcluir
  12. Djalma Novais de Almeida18 agosto, 2013

    A unica coisa pra prova que foi ele é o vídeo, só. E outra coisa, quem garante que ele foi mesmo de carro com o amigo? e pq ele falaria especificamente "não buzina, meu pai está dormindo" só se ele estivesse apavoro. Mas, como ele poderia está apavorado se ele passou o dia inteiro normal? E porque ele iria pra escola? E se ele quisesse fugir, vcs acham mesmo que ele iria pra escola, ou voltaria em casa? Se ele tivesse problemas mentais, ai sim, mas não, ele não tinha motivos, e outra essa historia de arminhas não tem nada a vê, todos os meus primos jogam jogos violentos e eles sempre brincavam de arminha, inclusive eu. O cabelo da mãe na mão dele ta sem explicação, essas luvas tbm tá sem explicação, até pode ser normal não ter pólvora nas mãos mas, foram 5 tiros, cara, pelo menos um pouco teria. E a palavra "abuso" no portão, e e não tem sangue nele, e se tivesse aonde ele limpou o sangue? Então, olha tem muita ponta solta. Pode ter sido ele? Pode! Mas, se for acusa que acusem com provas e só vou acreditar quando todas as minhas perguntas foram respondidas.

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: