Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

30 de maio de 2013

FESTA DE CORPUS CHRISTI REÚNE 14 PARÓQUIAS EM ITABUNA


O feriado de Corpus Christi, que ocorrerá quinta-feira (30), será marcado em Itabuna por uma mobilização que reunirá fiéis das 14 paróquias da cidade, bem como visitantes de distritos e cidades vizinhas. As solenidades públicas serão presididas pelo bispo Dom Ceslau Stanula. Conforme a programação, entre 6 horas da manhã e meio-dia, serão confeccionados os tradicionais – e criativos – tapetes ornamentais em reverência a Jesus Cristo na Eucaristia. O trabalho, que mobiliza dezenas de pessoas, será na rua Mariá Ferreira até a entrada da Catedral de São José. Em seguida, está marcada para 15 horas, na avenida Aziz Maron (em frente à Câmara de Vereadores), a realização de uma solene concelebração eucarística. Já a partir das 16h30min ocorrerão procissão e bênção do santíssimo sacramento. O cortejo percorrerá, além da Aziz Maron, a ponte sobre o Rio Cachoeira, avenida Fernando Cordier, Praça Camacan, rua Mariá Ferreira e Praça Laura Conceição, com encerramento na Catedral.

3 comentários:

  1. Acho muito bonito os desenhos no asfalto e a festa em si.
    Jorge Fonseca da Silva

    ResponderExcluir
  2. Everaldo Dantas31 maio, 2013

    Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue.
    Corpus Christi nada mais é que uma festa ao Corpo de Cristo. É uma data adotada na Igreja Católica, para comemorar a presença real de Jesus Cristo no sacramento da Eucaristia, pela mudança da substância do pão e do vinho na de seu corpo e de seu sangue.
    A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse :‘Este é o meu corpo...isto é o meu sangue... fazei isto em memória de mim’.
    O Código de Direito Canônico mantém a obrigação de se manifestar ‘o testemunho público de veneração para com a Santíssima Eucaristia’ e ‘onde for possível, haja procissão pelas vias públicas’ logo, a celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida.
    A Eucaristia foi celebrada pela 1ª vez na Quinta-Feira Santa, por isso Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira após o domingo depois de Pentecostes.
    A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto e hoje em dia em todo Brasil as pessoas fazem os tapetes de serragem colorida e flores do cerrado, cobrindo as ruas por onde passa a procissão de Corpus Christi.

    ResponderExcluir
  3. Acho que se perde tempo com coisas que já não fazem mais parte da vontade popular.
    As pessoas aproveitam este feriadão para curtir praia.
    Kleber Barreto

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: