As crianças habitam um momento da
vida de todas as pessoas denominada Infância. Em cada etapa da história da
humanidade a Infância e as crianças foram compreendidas de formas distintas: em
algumas ocasiões com maior visibilidade quanto às suas características e, em
outras, com certa invisibilidade. Nos tempos atuais, após muitas conquistas de
diferentes setores da sociedade, as crianças passaram a ser entendidas como
atores sociais e sujeitos de direitos. No entanto, algumas conquistas ainda
estão em curso. Percebe-se um encurtamento da infância e o excesso de
expectativas dos adultos sobre a vida das crianças, tais como a alfabetização
precoce, o desenvolvimento de talentos artísticos e o aprendizado de uma língua
estrangeira. Assim, muitas são submetidas a rotinas de atividades tipicamente
adultas. O brincar é um direito garantido por lei a todas as crianças. É
fundamental que os adultos garantam esse direito e reflitam que, por meio do
brincar, elas se expressam, interagem, ampliam seu potencial, fazem
descobertas, inventam, e aprendem. Um sinal de alerta é quando elas verbalizam
que gostariam de ter mais tempo para brincar e que os momentos que mais gostam
na escola são o recreio e as atividades onde o lúdico e o movimento são
privilegiados. Na contemporaneidade, o consumo se fortalece e as crianças são
vistas pela publicidade com forte potencial para influenciar as escolhas das
famílias. É preciso que os adultos reflitam sobre alternativas de brinquedos
que não tenham o consumo como objetivo. A mudança nas formas do brincar e na
característica dos brinquedos, em certa medida, é consequência do avanço da
tecnologia que seduz cada vez mais as crianças em preferir equipamentos
eletrônicos como o computador e o videogame. Ao ficar somente com essas opções,
pode ocorrer a falta de interação, o desinteresse das mesmas por brinquedos
tradicionais e a existência de brinquedos que podem trazer uma idéia
estereotipada do que são brincadeiras para meninos e meninas, pautados em
modelos de cores e de pessoas, em geral bonecas de pele branca com cabelos
louros. Nesse sentido, o papel da família e da escola é o de buscar outras
formas de organização dos tempos para o brincar, com momentos amplos e livres,
onde as crianças interajam entre si e com os adultos, optando por propostas
mais atrativas e incentivando o contato e interesse por materiais diversos.
Viver a(s) Infância(s) e ser feliz implica em ter mais momentos para brincar
sozinho ou com seus pares, brincar por inteiro, vivenciando novas experiências,
e sentindo-se livre para criar.
val aqui no alto da boa vista tem um bandido chamado jorge madalena quer espancou muito a mae dele agora vem tirando a tranquilidade do povonao respeita crianca velhos deficiente outra vitima dele é uma agente comunitaria chamada aine foi agredida por este bandido ao ponto de sofre trauma e esta se tratando com pisiquiatra e nos ja fizemos um abaixo asinado e ja entregamoa a justica divuque esto
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