Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

22 de agosto de 2012

Pesquisa aponta vitória de ACM Neto no primeiro turno

Blog do Val Cabral ACM Neto

Salvador / BA – Eleições 2012 - Uma nova pesquisa eleitoral registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) aponta a vitória do candidato Antônio Carlos Magalhães Neto nas eleições para a prefeitura de Salvador. Nas duas abordagens aos eleitores realizadas pela Potencial Pesquisas, o candidato do partido Democratas venceria a disputa ainda no primeiro turno.

Na abordagem espontânea, ACM Neto teve 28,4%, da preferência do eleitorado, seguido por Nelson Pelegrino (PT), que teve 9,1% das intenções de voto, Mário Kertész (PMDB), com 5,6%, Márcio Marinho (PRV), que foi o escolhido entre 2% dos entrevistados. O candidato Hamilton Assis (PSOL) aparece na sequência com 0,4% dos votos, e o atual prefeito João Henrique, que não é candidato à reeleição, tem 0,1% na pesquisa. Dos entrevistados, 51,5% não sabem em quem votar e 2,9% disseram que votarão nulo ou branco. Mais informações no site www.potencialpesquisa.com.br.

Já na abordagem estimulada, quando os entrevistados escolhem uma opção entre os candidatos ao cargo, o deputado federal do Democratas também lidera a pesquisa com folga. Ele tem 42,9% contra 14,9% de Pelegrino, 8,4% de Kertész e 4,4% de Márcio Marinho. Com menos de 1% das intenções de voto, aparecem o candidato Hamilton Assis com 0,9%, e Da Luz (PRTB), com 0,8%. Os indecisos e aqueles que pretendem votar em branco ou anular o voto, são, respectivamente, 8,0% e 19,9% do eleitorado, segundo a Potencial Pesquisas.

Em pesquisa do Ibope divulgada no dia 3 de agosto, o candidato ACM Neto também liderava as inteções de voto e venceria ainda no primeiro turno. Segundo o instituto de pesquisa, ele tinha 40% das intenções de voto contra 13% de Pelegrino, 8% de Mário Kertész e 6% Márcio Marinho (PRB). Rogério da Luz tem 1% da preferência dos eleitores e Hamilton Assis (PSol) não pontuou.

A pesquisa foi realizada entre os dias 16 e 19 de agosto de 2012 com 800 pessoas distribuídas por região política administrativa, sexo, idade, grau de instrução e nível sócio econômico.

Segundo turno
A pesquisa, que tem registro no TRE-BA sob o número 00076/2012, também simulou o 2° turno em três cenários diferentes, onde os três primeiros candidatos se enfrentariam.

No primeiro cenário, ACM Neto tem 46,1% dos votos contra 20,1% de Nelson Pelegrino. Brancos e nulos somam 24,9% e os indecisos representam 8,9%. Num segundo confronto, entre o Democrata e Mário Kertész, Neto aparece com 50,4% contra 13,5% do candidato do PMDB. Neste segundo cenário, brancos e nulos somam 26,9% e 9,3% não sabem em quem votar. Já no confronto entre Kertész e Pelegrino, o petista venceria a disputa com 27,9% contra 23,4% do oponente. No terceiro cenário, 36,7% dos entrevistados votariam branco ou nulo e 12% não sabem em quem votar.

Rejeição
Com um dos menores índices de intenção de voto, o candidato Da Luz lidera o índice de rejeição com 73%, mesmo número do candidato Hamilton Assis, do PSOL. Márcio Marinho aparece na sequência com 67,1% de rejeição, seguido por Mário Kertesz, com 47,3%, Pelegrino, com 45,4% e ACM Neto, com 29,5%.

Direto do site do jornal “Correio da Bahia”, acessado em 22 de agosto de 2012.

4 comentários:

  1. Djalma Nogueira dos Santos23 agosto, 2012

    A importância da vitória de ACM Neto em Salvador, está na derrota do PT e este é o recado que deve ser dado ao povo baiano do interior.
    Foi PT é do mal!

    ResponderExcluir
  2. NUNCA MAIS PT, MAS JAMAIS IMAGINEI QUE VOTARIA EM UM CARLISTA.
    FAREI ISSO PARA MANIFESTAR MINHA INDIGNAÇÃO CONTRA A FORMA BANDIDA, PRSEGUIDORA E INCOMPETENTE DO PT GOVERNAR.
    MARCELO ROCHA

    ResponderExcluir
  3. ACM NETO VAI GANHAR AINDA NO PRIMEIRO TURNO. NIVALDO GOMES

    ResponderExcluir
  4. Se eu morasse em Salvador, também votaria em ACMneto. Culpa dos cabeças de pitu do PT.

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: