O advogado e ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos calcula que o julgamento do mensalão só será concluído em 2013. Antes disso, nenhum dos réus, mesmo se condenado agora, será preso. Em entrevista ao "Poder e Política", projeto do jornal “Folha de São Paulo” e do portal “UOL – Universo Online”, Thomaz Bastos calculou que no ritmo atual o julgamento tomará o mês de setembro e "poderia até entrar em outubro". Depois, em "alguns meses" será publicado o acórdão – a compilação de todos os votos dos ministros do Supremo Tribunal Federal e com as eventuais penas para quem for condenado. O julgamento do mensalão teve seu início propriamente dito na tarde desta quarta-feira, 22 de agosto. Na suposição de Thomaz Bastos, com o "julgamento em si" terminando em meados de outubro, seria improvável o acórdão ficar pronto antes do final do ano. Mesmo porque o STF entra em recesso na metade de dezembro, emendando os feriados de Natal e de Ano Novo. Informações da Folha.
Direto do blog “Bahia Notícias”, acessado em 22 de agosto de 2012.
Se tivessem negros e pobres envolvidos nesse processo de Mensalão, com certeza, todos seriam presos... mas...
ResponderExcluirGuilherme T. de Carvalho
Não dá pra acreditar que Lula nunca se interessou em saber de onde vinha o dinheiro do partido dele, que antes vivia de vender botons nas ruas, e de uma hora pra outra estava nadando em dinheiro (surrupiado das estatais).
ResponderExcluirEm todos os governos (menos na era militar pois, fecharam o parlamento) houve a necessidade de apoio da camara e do senado pro executivo tocar seus projetos.
ResponderExcluirAcredito que em certo tempo houve mesmo venda de votos de parlamentares. Quem inventou o termo foi o Rouberto Jefferson, o principal acusado.
Mas, dinheiro, cargos em ministérios e estatais e troca de favores (o famoso toma lá da cá) sempre existiu. Inclusive no tempo de FHC!
Aliás vcs lembras dos famosos lobbistas. Eram pessoas pagas por companhias, sindicatos patronais e entidades com interesses em aprovação ou não de leis, que iam pra brasília "pressionar" os deputados.
Jorge Sales
Está sendo julgado pelo Supremo Tribunal Federal. Imagine se um tribunal desse porte iria julgar um fato que não tivesse acontecido.
ResponderExcluirEles irão com certeza ter trabalho para determinar o grau de responsabilidades de cada um e determinar as penas.
Acredito que todos eles já foram condenados como pessoas sem honra para o resto de suas vidas.
Luiz Alberto Dantas da Silva
Meu caro Val Cabral, o Lula pode até ter concluído a 4ª série do Fundamental, mas ele não é tão ingênuo como muitos pensam. Até porque se fosse, ele não alcançaria a presidência da República, tampouco não teria manipulado todos os sindicatos e outros setores públicos a fim de ficar muito mais tempo no poder, usando como carro-chefe os programas sociais (leia-se principalmente Bolsa Família). O Lula foi e continua sendo malandro e cínico, é diferente.
ResponderExcluirO PT está mais do que corrompido. Tá pior do que lixão a céu aberto.
ResponderExcluirSó confia no PT quem não tem vergonha na cara e é moralmente flexível para lamber as botas dos maiores corruptos do Brasil e do mundo.
Claro que o PT é um partido exemplar. De escândalos, de corrupções, de lalaus da pior espécie, etc.