Salvador / BA - Eleições 2012 - O candidato Antônio Carlos Magalhães Neto (DEM) manteve a liderança na preferência do eleitorado na disputa pela Prefeitura de Salvador, de acordo com pesquisa do Ibope divulgada nesta sexta-feira (24 de agosto), sob encomenda da TV Bahia. O petista Nelson Pelegrino foi o único candidato a evoluir em comparação à última pesquisa realizada pelo instituto, divulgada no último dia 3.
Dos 602 eleitores ouvidos entre os dias 21 e 23 de agosto, período após o início da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV, 40% escolheriam o candidato ACM Neto como sucessor de João Henrique. Nelson Pelegino aparece na sequência com 16% das intenções de voto contra os 13% que pontuou no início do mês.
Na sequência, Mário Kertész (PMDB) repete seus 8% e Márcio Marinho apresenta uma queda de um ponto percentual, conquistando 5% da preferência do eleitorado. Rogério Da Luz (PRTB) também manteve sua porcentagem em relação à primeira pesquisa, com apenas 1%, e Hamilton Assis (PSol) continua sem pontuar. Ainda segundo levantamento do Ibope, 19% dos pesquisados votariam em branco ou nulo, e 10% continuam indecisos.
Caso o resultado da eleição fosse este, ACM Neto venceria as eleições ainda no primeiro turno, já que conquistou mais de 50% dos votos válidos entre os candidatos que disputam o cargo.
Rejeição
Rogério Da Luz perdeu o primeiro lugar na lista de rejeição da pesquisa conquistado na primeira pesquisa do Ibope. O candidato do PRTB saiu da casa dos 73% e agora está em segundo lugar, com apenas 29%. Quem assumiu a ponta dos rejeitados pelos eleitores foi o petista Nelson Pelegrino, com 30%, 15 pontos a menos que o registrado no início do mês pelo Ibope.
Na sequência, aparecem ACM Neto e Mário Kertész, ambos com 25%, seguidos por Márcio Marinho e Hamilton Assis, com 17%. Segundo o Ibope, 6% dos eleitores não rejeitam ninguém e 12% não sabem.
Administração João Henrique
Apenas 2% dos entrevistados consideraram a administração João Henrique ótima. Dos 602 entrevistados, 6% consideram boa a gestão municipal, enquanto 23% pensam que o prefeito faz um governo regular. Mais da metade dos entrevistados, 53% do total, consideram péssima a administração, enquanto 14% consideram o pepista ruim.
Governo Jaques Wagner
Os entrevistados também opinaram sobre o que acham do governador Jaques Wagner e a avaliação foi mais positiva que a do prefeito João Henrique. Ao contrário dos 53% que acham a administração JH péssima, apenas 28% julgam assim o governo do estado. A maior porcentagem nesta abordagem, 41%, consideram o governo petista regular. 3% avaliaram como ótima, 16% como boa e 11% como ruim a gestão de Wagner à frente do governo.
A pesquisa do Ibope foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) sob o número 00078/2012. A margem de erro da pesquisa é de 4% para mais ou para menos.
Direto do site do jornal "Correio da Bahia", acessado em 24 de agosto de 2012.
A VITÓRIA DE ACM NETO, SERÁ A RESPOSTA DO POVO BAIANO CONTRA A DECEPÇÃO QUE TEM SIDO O GOVEENO DO ESTADO NA BAHIA.
ResponderExcluirEDMILSON BATISTA
Não vale mais a pena votar nesses caras.
ResponderExcluirAcho uma tremenda burrice acreditar nas promessas dos mesmos políticos, que anteriormente prometeram e jamais cumpriram.
É tudo uma questão de lógica.
A corrupção dos nossos políticos cresce a cada dia.
Que interesse eles tem de formar cidadãos inteligentes, se são os mais burros que os elegem?
Para eles convem deixar todos burros mesmo.
Pedro Vieira de Oliveira
Professor
O MAIOR CABO ELEITORAL DE ACM NETO HOJE, É O PRÓPRIO GOVERNADOR JAQUES WAGNER.
ResponderExcluirO GOVERNO DELE É TÃO RUIM, QUE A MAIORIA DOS BAIANOS E PRINCIPALMENTE DOS SOTERRAPOLITANOS, JÁ DARSINAIS DE QUE VOTARAM EM ACM NETO, APENAS COMO FORMA DE MANIFESTAR SUA REVOLTA.
SOLIVALDO DUARTE DE MELO
NA MATEMÁTICA, QUE É UMA CIÊNCIA EXATA, 25 É QUASE O DOBRO DO 13;
ResponderExcluirNA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, 25 CHEGA A SER DEZ VEZES MAIS QUE 13;
NA MORALIDADE PÚBLICA, 25 É UNS 15 VEZES MAIS CORRETO, OU MENOS INCORRETO, QUE O 13;
NO VOTO, 25 ÉSEMPRE MAIS QUE 13...
VIVA ACM... VIVA ACM NETO!