Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

30 de julho de 2012

DEPUTADO PROPÕE SELO VERDE PARA AS LAVOURAS DE CACAU

Está tramitando na Câmara dos Deputados projeto de lei (3665/12), do deputado federal, Félix Mendonça Júnior (PDT), que cria o Selo Verde para as lavouras de cacau. A idéia é criar um Selo Verde Cacau Cabruca para assegurar a importância da sustentabilidade nas plantações nacional de Cacau. O Cacau-Cabruca é um sistema ecológico de cultivo agroflorestal. Para obter o Selo Verde, as fazendas cacaueiras deverão seguir critérios que asseguram a preservação das áreas de lavoura. O principal é plantar o cacaueiro à sombra das Reservas Atlânticas, de modo que preserve a mata. Na Bahia estima-se que 70% da produção do cacau já seguem essa técnica de plantio. De acordo com o projeto, a responsabilidade pela fiscalização das plantações do Cacau Cabruca será do órgão ambiental, que seguirá as especificações da legislação ambiental vigente. O Selo terá validade de dois anos, após esse período será inspecionado pelo órgão e se ainda estiver dentro das normas poderá ser renovado. Em caso de descumprimento das regras especificas no texto o cultivador perderá o Selo Verde de certificação. O parlamentar argumenta que tais medidas irão valorizar o Cacau, produto em destaque no cenário mundial, e beneficiar os produtores que passam a ter mais facilidade em fidelizar o consumidor através da qualidade do produto, além de contribuir de forma positiva para a preservação ambiental. “Podemos atrair novos negócios em um mundo que consome cada vez mais influenciado por exigentes critérios sociais e ambientais, sem deixar de preservar as nossas reservas, que é o mais importante”, afirma Félix Júnior.

2 comentários:

  1. Acredito que esta proposta ainda seja mínima para se recompensar todo prejuízo causado aos cacauicultores sulbaianos e por tudo o que nossa região já fez por todo o estado da Bahia. Mas, "é de grão em grão, que a galinha enche o papo"!!!! Portanto, parabenizo o deputado Felix Júnior por esta lei. Manoel Nogueira de Almeida

    ResponderExcluir
  2. GERALDO TROUXE A VASSOURA DE BRUXA PARA A REGIÃO E FÉLIX MENDONÇA JÚNIOR FEZ A DONDOQUINHA APÓIAR A BRUXA... AMBOS SE EQUILAVEM; SÃO PORCOS!
    KLEBER BARRETO

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: