Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

27 de julho de 2012

ÁGUIA BRANCA REDUZ A PRODUÇÃO DE RESÍDUOS EM 33 TONELADAS

Em dois anos de implantação do Sistema de Gestão Ambiental, a Viação Águia Branca já colheu bons resultados. Por ano, reduziu em 33 toneladas a quantidade de resíduos classe II (plástico, papelão, borracha, madeira, papel; outros que não são classificados como perigosos), o equivalente ao consumo diário de uma cidade de 30 mil habitantes; reduziu o consumo de água em 4,8 milhões de litros, igual ao consumo diário de um município de 25 mil habitantes; e reduziu o consumo de energia em 110.400kw/h, semelhante ao consumo de energia do Núcleo Operacional de Colatina, da empresa ao ano. Para atingir esses resultados, foi necessário uma série de ações coordenadas pela Gerência de Suprimentos e Meio ambiente. Segundo o gestor, Virgilio Pasolini, foram investidos R$ 4 milhões, além de realizadas campanhas de conscientização e destino diferenciado de alguns resíduos. Por exemplo, os pneus são encaminhados a uma fábrica no Mato Grosso, que produz material para fabricação de tapetes para carros, sapatos, vasos de plantas e até na composição de asfalto. Já o vidro dos parabrisas dos ônibus – que não é igual ao vidro doméstico - segue para reciclagem em São Paulo e o material proveniente de construção civil é transformado em tijolos por uma empresa parceira. A empresa também implantou a coleta seletiva e lançou a campanha “Atitude Sustentável” entre os funcionários. “Acredito que mais do que conscientização, conseguimos levar muitos funcionários a mudarem o próprio comportamento dentro e fora da empresa”, ressalta Virgílio Pasolini. Outro marco da implantação da Gestão Ambiental foi em 2011, quando a garagem de Campo Grande, em Cariacica, foi cerficada pela norma ISO 14001, sendo a primeira empresa capixaba de transporte interestadual e intermunicipal de passageiros a receber a certificação ambiental. A norma internacional tem a função de atestar que a empresa mantém o equilíbrio entre a manutenção da rentabilidade e a redução do impacto ambiental, por meio do comprometimento de toda a organização. Nesta semana, o case Sistema de Gestão Ambiental será apresentado dentro do 16º Prêmio da Qualidade, da Viação Águia Branca, concorrendo, entre 16 cases, ao prêmio de R$ 4 mil. Essa premiação é anual e tem o objetivo de reconhecer os trabalhos desenvolvidos pelos próprios funcionários e que agregam aos processos criatividade, economia, inovação e resultados financeiros.

3 comentários:

  1. PARABENIZO AEMPRESA ÁGUIA BRANCA, POR ESTA IICIATIVA DE REDUZ A PRODUÇÃO DE RESÍDUOS, QUE FATALMENTE POLUIRIA MUITO MAIS NOSSO MEIO AMBIENTE.
    SE TPODAS AS EMPRESAS AGISSEM ASSIM, TERÍAMOS UM PLANETA MENOS DRAMÁTICO E MAIS PROMISSOR PARA O FUTURO DOS NOSSOS FILHOS E NETOS.
    RICARDO FONSECA DE ALBUERQUE

    ResponderExcluir
  2. PARABENIZO A EMPRESA ÁGUIA BRANCA, POR ESTA IICIATIVA DE REDUZ A PRODUÇÃO DE RESÍDUOS, QUE FATALMENTE POLUIRIA MUITO MAIS NOSSO MEIO AMBIENTE.
    SE TPODAS AS EMPRESAS AGISSEM ASSIM, TERÍAMOS UM PLANETA MENOS DRAMÁTICO E MAIS PROMISSOR PARA O FUTURO DOS NOSSOS FILHOS E NETOS.
    RICARDO FONSECA DE ALBUERQUE

    ResponderExcluir
  3. O mundo necessita de mais projetos desta NATUREZA!
    Joselito Brito

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: