Vive-se diante das opções entre o bem e o mal, a verdade e o erro. Alternativas. Cuidar bem do meio ambiente que é um bem precioso e necessário, traz alegria; agredir nossa terra mãe, sob mil formas, traz preocupação e malefícios. O pêndulo da balança atual oscila: ora vai para um otimismo anêmico, ora para a visão do mal que é praticado. Quem não acredita que as mudanças climáticas que vêm ocorrendo são conseqüência do efeito estufa, do aumento das emissões de gás carbônico e das diversas formas de agressão à natureza está bem distante da necessária consciência ambiental. Tsunamis, degelos, cidades destruídas por enchentes, meses de outono que mais parecem verões, são muitas e variadas mudanças. Conta-me o amigo Paulo Sérgio Bastos, que em viagem recente a uma cidade do extremo sul da Bahia desfilava à sua frente uma Hilux último modelo. O que chamou sua atenção foi o fato que, de quando em quando, abria-se um vidro do carro e objetos eram jogados na estrada: garrafas de plástico, depois de vidro, sacolas e restos de comida. A consciência ecológica do Paulo foi sendo gradualmente agredida. Quando os carros pararam, por uma obstrução na estrada, ele saiu de seu automóvel e foi até a Hilux. Bateu no vidro e quando foi aberto desabafou: “bando de mal educados, grosseiros, inconseqüentes, vocês estão agredindo a natureza”. A Hilux acelerou quase derrubando o Paulo. Noticia-se que a conferência Rio+20, que ocorrerá nos dias 20 a 22 deste mês, reunirá autoridades de todo o mundo na capital fluminense. Vão debater o futuro do planeta com enfoque nos compromissos de preservação do meio ambiente. Muitos países não se comprometem com as cartas de compromissos assinadas. Resta-nos lutar por uma educação ambiental no lar, nas escolas, na comunicação. É um dever de consciência.
Olha Val Cabral, sei que posso parecer pessimista, com uma visão muito depressiva das coisas, mas eu não vejo muito o que comemorar.
ResponderExcluirClaro que tem gente que colabora, e muito, com o meio ambiente (eu mesma faço parte de 2 ONGs e vejo o quanto algumas pessoas se empenham).
Mas ao mesmo tempo olho para a praia na frente da minha casa, aqui em Ilhéus, e vejo lixo pela areia, plástico boiando na água, fora as pessoas que fumam e atiram os toquinhos no chão... recolhendo todos os toquinhos na calçada aqui em frente dava para fazer umas 200 carteiras...
Fora os outros problemas que já conhecemos, de excesso de lixo (do qual a maior parte não é reciclado), recursos naturais sendo sugados, turismo em áreas de preservação, desmatamento, e por aí vai...
Creio que falta muito para que a gente possa comemorar o dia mundial do meio ambiente.
A QUESTÃO AMBIENTAL NÃO É LEVADA A SÉRIO.
ResponderExcluirE EU SEI O MOTIVO: É PORQUE SE FOR LEVADA A SÉRIO, TEREMOS QUE ADMITIR QUE O SER HUMANO (SALVO HONROSAS EXCEÇÕES) É UMA PRAGA PARASITA.
E QUE PRA DEIXAR DE SÊ-LO, TERIA QUE MUDAR COMPLETAMENTE SEU USUFRUTO (LEIA-SE ABUSO) DESTE PLANETA.
Val Cabral, eu quero que todos do planeta tenha uma conciencia melhor que economize água,cuide das plantas não teja mas violencias pois um mundo de paz e com todos os elementos acima e um mundo perfeito.
ResponderExcluirKleber Barreto
Devemos cuidar bem do meio ambiente.Não é a toa que esse dia existe, mais as pessoas não aprendem que deve cuidar da natureza.
ResponderExcluirJudith Araújo