Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

26 de junho de 2012

ITABUNA É MARAVILHOSAMENTE SANTA E PROFANA

Itabuna cresce como um polvo estendendo seus tentáculos para todos os lados. A cidade sofre a agonia de sua gente pobre pedindo que algum deus mude sua história; a cidade sem esgoto junta os dejetos do homem. Em determinado momento a cidade é apenas a nossa ilusão, os nossos sonhos multifacetados e essa maldita solidão. A cidade não nos pertence, ela é dos loucos, das prostitutas, dos traficantes e dos meoteiros. É como se a cidade começasse em nós e terminasse nos outros. E, por uma ilusão nativista, repetimos todos os dias que a cidade é nossa. Mas quando a dor vem, nós não sabemos mais se queremos mudar de cidade ou queremos mudar a cidade de lugar para não viver nela. Dizem alguns, inventaram, que Itabuna vai completar 102 anos no próximo dia 28 de julho; dizem outros que aqui circulavam trens, que não existiam grades nas portas e janelas das casas e que ninguém por aqui saia para nunca mais voltar; dizem até que antigamente aqui existiam poetas e que eles falavam de flores, de amor, do rio cachoeira e que jamais se imaginaria que o rio viraria esgoto a céu aberto. Dizem que a cidade era tão pequena que cabia nos bolsos de cada coronel da era abundantemente rica do cacau. Eles só não dizem que a cidade se afogou num rio de tristezas e que aqui também os homens aprenderam a matar; eles só não dizem que a violência em Itabuna é maior do que em qualquer lugar da Bahia e que nessa cidade todo sofrimento vira alegria e toda alegria vira dor. Não nos interessa o dinheiro dos políticos e, menos ainda, o poder do governador. Só nos interessa o direito de sermos itabunenses e nunca mais sair daqui. Paris, Londres, Nova Iorque são as metrópoles do mundo, mas ninguém sabe amar como a gente sabe amar aqui. Não fomos descobertos por ninguém porque em Itabuna as rosas cheiram mais, em Itabuna existe um poeta em cada beco, um pobre em cada mansão, um rico em cada casebre e um sol para cada solitário. Mais que isso: uma imensa vontade de só existir aqui... em Itabuna.

9 comentários:

  1. Clodoaldo Marques26 junho, 2012

    Perfeito... este teu teto é tudo o que eu gostaria de escrever sobre Itabuna.
    Parabéns amigo.

    ResponderExcluir
  2. Claro que há, por aqui, problemas sociais, como em qualquer outra cidade do mesmo porte, ...!!!

    Agora, falta educação ao povo, ocupação para os jovens, infra-estrutura, além de todos os serviços que deveriam ser oferecidos pelo governo estadual, principalmente, como Segurança Pública, por exemplo, ...!!!

    ResponderExcluir
  3. Tenho que ser cuidadoso... hoje em dia se coloco o que penso vão me acusar de preconceituoso, homofóbico... Itabuna é uma cidade muita louca!!!
    Norberto Sales

    ResponderExcluir
  4. Itabuna deveria mudar de nome... sugiro que passe a se chmara Putolândia!
    Zé Roberto

    ResponderExcluir
  5. Estive passandoum mês em Itabuna.
    Adorei a cidade.
    Itabuna é uma cidade bem legal, quem me dera que eu morasse ai.
    Hilda

    ResponderExcluir
  6. Itabuna é bonita,
    Tem muito verde,
    Tem ruas e avenidas,
    Por onde passa a vida.
    Tem prédios, tem matas,
    Tem casas antigas e modernas,
    Tem gente de todos os lados.
    Gosto tanto da minha terra,
    Que sinto saudade... da saudade
    que ainda vou sentir.....

    Carlos Conrado
    Poeta Soropositivo

    ResponderExcluir
  7. Amo minha cidade, mas odeio seus politicos.
    Xô Cuma, Geraldo, Azevedo, Ruy Porquinho... Noélia Araújo

    ResponderExcluir
  8. Prefiro Itajuípe!
    Valdir Fontes

    ResponderExcluir
  9. itabuna e uma criança que presiza de baba jAMIRYS SUBRINHA DE BABA

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: