Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

2 de março de 2012

A MAIORIA DOS POLÍTICOS MENTE DEMAIS

Nas minhas pesquisas sobre o período da Proclamação da República tive oportunidade de examinar perfis biográficos de várias figuras que controlaram o Brasil no fim do século XIX e no começo do século XX. Há uma constatação imediata. Os mais destacados políticos tinham muitas vezes objetivos pessoais ao se lançarem às disputas. Não raro fica claro que para obter o poder, se achassem ser possível obter o poder pela trapaça ou por conseguirem alinhar mais forças ao seu lado (por força me refiro a tropas, navios e artilharia), lançariam mão destes expedientes. Basta ver o que Floriano Peixoto foi capaz de fazer com seus inimigos em Florianópolis (SC), para sentir isto. Contudo raramente se tem a sensação que o fariam para obter uma fortuna desmesurada ou vantagens pessoais desproporcionais. Se o fizessem seriam vulneráveis ante seus colegas. Acontece num ambiente, até certo ponto, ético vinculado à forma que desejavam ver o país se desenvolver. Contudo nos anos de república e até nos anos de império fica claro que os políticos normalmente mentiam ou distorciam a realidade sempre que fosse conveniente. Incluo aí o próprio Ruy Barbosa um dos melhores homens públicos que o país já conheceu, sendo que, não raro, seus discursos, se lidos hoje parecem abordar as questões mais ardentes de nossos dias, aproximadamente um século depois. Há de se abordar a amoralidade dos políticos. Sabemos que Ruy Barbosa distorcia a realidade quando necessário. Então como podemos ter certeza de que um político não está mentindo? Fernando Gomes, Geraldo S. de Oliveira, Jaques Wagner, Dilma Roussef, Lula. Como saber. Após muito pesquisar cheguei a uma conclusão. Normalmente, com toda a certeza, quando não estão mentindo seus lábios não estão se movendo. Isto não é válido para políticos que sejam ventríloquos.

5 comentários:

  1. Juarez Soares de Marques02 março, 2012

    Enquanto esta a oposição se comportar covardemente, vamos continuar com esses larápios comandando o cofre do nosso suado dinheiro ganho honestamente para comprarem rádios e irrigarem os seus bolsos.

    ResponderExcluir
  2. Vc acabou resumindo em apenas uma foto, as duas figuras mais mentirosas na política da Bahia: o tinhoso Wagnber e o asqueroso Geraldo Ficha Suja. Parabéns... só vc mesmo Val!!!!!
    Danilo Moureira de Melo

    ResponderExcluir
  3. OPORTUNO TEXTO.
    CONCORDO COM TUDO O QUE AQUI FOI DESCRITO!
    WELLINGTON SOARES

    ResponderExcluir
  4. OPORTUNO TEXTO.
    CONCORDO COM TUDO O QUE AQUI FOI DESCRITO!
    WELLINGTON SOARES

    ResponderExcluir
  5. A burrice tomou conta dos cérebros atrofiados de petistas que não fazem outra coisa se não aplicar métodos arcaicos e desonestos como MENTIR. Rogério Guimarães de Albuquerque

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: