PREF ITABUNA

Natal Itabuna

Natal Itabuna

Trief

Trief

22 de março de 2012

POLÍTICOS CORRUPTOS RESULTAM DO ELEITOR VENAL

Praticamente todos nós nos indignamos com a corrupção em nosso país, e logo colocamos a culpa nos políticos, taxando a todos de mentirosos, enganadores e corruptos. Mas será que não temos uma parcela de culpa nisso tudo também? Afinal, quem elege os políticos que estão atualmente no poder? Somos nós mesmos. Todo povo tem o governo que merece. Acho engraçado como as pessoas trocam o seu voto, por uma cesta básica, tijolos, areia, ou por cargos administrativos e depois criticam que esses mesmos políticos são corruptos. Ora, se alguém oferece bens ou vantagens aos eleitores, já está antes de se eleger cometendo um ato ilegal, como se pode esperar que, depois de eleito, esse candidato irá cumprir a lei? Seria muita ingenuidade. Mas infelizmente, muitos candidatos ainda chegam ao poder e permanecem lá, se utilizando destes métodos. Para acabar com a corrupção é necessário acabar primeiro com essa cultura clientelista. Muitas pessoas ainda tem uma idéia errada, pensando "já que os políticos são todos iguais, e não fazem nada de bom para a população, tenho que tirar algum proveito deles, pelo menos na época de campanha eleitoral". Esse tipo de filosofia revela um princípio que está por trás de qualquer ato de corrupção: coloca-se interesses pessoais acima dos interesses coletivos. É exatamente isso que um político faz, quando desvia recursos públicos para o seu próprio bolso. É o mesmo que um eleitor faz quando dá o seu voto em troca de favores pessoais. A única diferença está no volume de dinheiro envolvido. O combate eficaz à corrupção eleitoral, não depende apenas de leis mais rígidas, mas sim da colaboração e participação da sociedade em geral. O fortalecimento da democracia somente será alcançado através do voto livre e consciente.

6 comentários:

  1. É porque você só está tentando puxar a brasa para sua sardinha petralha ao exergar os fatos pelo prisma do sectarismo tão comum aos petralhas. É mais do que evidente que a máquina federal é utilizada para ressaltar a roubalheira dos adversários e pseudo aliados e abafar os escândalos que envolvam "companheiros". Está na cara que o aparelhamento da máquina estatal é uma forma de chantagear todos aqueles que pensem em divulgar qualquer fato envolvendo petralhas. A própria Imprensa é constantemente patrulhada por fazer reportagens divulgando falcatruas petralhas. No final disso tudo as aparências e a lavagem cerebral petralha passa à opinião da maioria desinformada essa sensação de que seu partido é exceção à regra, o que verdadeiramente não é, já que a pilantragem e roubalheira não privilegia partidos exclusivamente.
    Dizer que quase não existe corrupto no seu partido é o cúmulo da dissimulação e cara de pau. Nosso amigo Usuário Conservador lembrou para avivar sua memória SELETIVA muito bem apenas alguns nomes conhecidos de petralhas envolvidos em corrupção. O grande mal dos petralhas, dentre tantos outros, é subestimar a inteligência e a capacidade alheia. O mal nunca triunfará sobre o bem, mesmo que essa hipótese se mostre momentâneamente factível.

    ResponderExcluir
  2. entaõ voce não lê jornais. POrque todo dia tem denuncia de ministros corruptos do pt da dilma. O maior dos corruptos do PT chama-se lula. Oito anos mamando na corrupção. Pallocci caiu porque em tres meses faturou 20 milhões. Depois ja caiu uma gang do Ministro dos transpostes, outra gang da Agricultura e vai caindo um atras do outro até chegar em breve a queda vergonhosa dilma.

    ResponderExcluir
  3. Claro que nesses partidos que você falou tem bandidos também. Mas se juntar os políticos safados de todos os outros partidos, a quantidade não chega nem perto da multidão de larápios safados que existe no PT, sem nenhuma dúvida o maior covil de bandidos da América Latina...
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Qual é o partido mais corrupto mesmo?
    Petista mata a cobra e mostra a cobra! Ver a baixo:

    Por partidos, o ranking de cassações é liderado pelo Democratas (antigo PFL), com 69 casos, ou 20,4% do total. Em segundo lugar aparece o PMDB, com 66 casos, ou 19,5%, enquanto o PSDB aparece em terceiro lugar, com 58 ocorrências, ou 17,1% dos casos. O PP aparece em quarto lugar, com 26 casos, ou 7,7% do total, seguido pelo PTB (24 casos, ou 7,1%) e PDT (23 ocorrências, ou 6,8%). O PT aparece em décimo lugar, com dez ocorrências, ou 2,9%. Ao todo, 21 partidos compõem o ranking. Nesse caso, foram considerados apenas os "cabeças de chapa", ou seja, não houve contabilização dos vices e suplentes. Nas últimas quatro eleições, o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral registrou cassações em todos os 26 estados e no Distrito Federal. O maior número foi em Minas Gerais, com 71 casos. Depois aparecem Rio Grande do Norte, com 60; São Paulo, com 55; e Bahia, com 54 cassações. Acre e Distrito Federal tiveram apenas uma cassação por corrupção eleitoral, cada.

    ResponderExcluir
  5. "Os iguais se atraem", você já viu o lula chamar o palloci de ladrão, no entanto o Brasil todo soube da pilantragem do palloci e ainda foi chamado para ser ministro, quem chamou? Acho que você se enquadra nesse dito popular, o qual é comprovado cientificamente, abra os olhos.

    ResponderExcluir
  6. Seria cômico se não fosse trágico....

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: