Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

11 de fevereiro de 2012

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA TERÁ MAIS RIGOR EM SEU COMBATE

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, na última quinta-feira, que nos casos de agressão física leves previstos na Lei Maria da Penha, o processo judicial deve ser iniciado independentemente da vontade da agredida. Esse novo entendimento representa tolerância zero para quem bate em mulher. Um dos argumentos para o endurecimento da lei é que, de acordo com dados estatísticos, cerca de 90% das mulheres que são agredidas acabam desistindo da ação quando têm que comparecer à Justiça para a chamada “audiência de confirmação”, em que a vítima deve expressar a vontade de processar o agressor. A partir de agora, mesmo com a desistência da mulher, o Ministério Público terá o poder de abrir processos mesmo que as vítimas retirem a queixa na polícia ou se neguem a representar na Justiça contra os agressores. Sem dúvida alguma, é digna de elogio a decisão do STF e certamente irá inibir ainda mais os covardes que teimam em bater em mulheres. Toda e qualquer prática de agressão física deve ser combatida com o maior rigor possível.

11 comentários:

  1. Existe alguna forma de acabar com a violencia doméstica?.A sociedade evolui e cada vez existem mais mulheres que sofrem violência nas mãos dos seus próprios maridos ou companheiros. O que que tem de mudar na sociedade para dar um basta nessa situação? O que eu posso fazer? O que vc pode fazer? O que nós podemos fazer?

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente a sociedade é preconceituosa e machista! A união faz a força, isso se houvesse eqüidade entre os seres humanos, mas a maioria são individualistas, preferem dar razão a um psicopata pelo que ele tem em valores monetários, mas não ao caráter,a moral e os bons costumes do individuo, tudo em troca de favores!

    ResponderExcluir
  3. Deixar o medo de lado, levantar a cabeça pois você não é a primeira que sofreu a violência,passar por cima da sensação de humilhação,começar a se amar, depois esquecer a piedade pois ele não tem por você e denuncia - lo na delagacia da mulher ou num distrito comum.

    ResponderExcluir
  4. QUE TAL TAPAR A BOCA DA MULHERADA!!!!!

    Agressão verbal também machuca né gente! Também é uma forma de violência e traz danos psicológicos!

    Sem contar que a mulher também desce a mão em homem, pois o homem, pelo fato de ser mais forte é covardia ele revidar à altura. Nessas horas ela volta a ser o "sexo frágil". Tem muita mulher que se aproveita disso! Vixi!!! se tem!!!!!

    ResponderExcluir
  5. O que se deve fazer é conscientizar as mulheres, de que é necessário que elas denunciem seus maridos, companheiros e namorados. E acima de td, que mantenham esta denúncia, mesmo estando sob ameaças do agressor, pois, como se trata de uma ocorrência em que somente a vítima está legitimada em ingressar com ação, em mts casos algumas mulheres chegam até fazer a denúncia, mais quando são chamadas para fazer a representação elas acabam não comparecendo. Desta forma, a justiça não pode fazer nada contra o agressor, já que a vítima, aparentemente, desistiu.

    Já o Poder Público, deveria criar, ou melhor colocar em prática, td a infraestrutura prevista já em Lei afim de auxiliar as vítimas em suas necessidades, tanto psicológicas quanto materias. Quanto a psicológica, é extremamente necessário, pois, a maioria das mulheres pensam que são as responsáveis pela agressão. Faz-se também necessário, o apoio material, muitas vezes imediato, pois, na maioria dos casos estas mulheres não podem retornar à suas casas, já que o agressor faz ameaças para o caso dela retornar.

    Enfim, conscientização e apoio institucional, são os pilares para que ocorra, não uma diminuição nas agressões, mas a implementação de maior rigor e eficácia na aplicação da repressão ao agressor.

    ResponderExcluir
  6. Denunciar esses crápolas que agridem suas companheiras. E isso deve ser feito por elas mesmas. Essas mulheres devem ter amor próprio para evitar tais situações. Um passo importante tb a ser dado é o aumento da auto-estima. Mas essas ações devem partir primeiramente delas e depois devem ser incentivadas por outras pessoas.

    O que eu posso fazer é ajudar quem está nessa situação, mostrando que a vida não é só nos limites dos olhos do marido que agride. Ela é muito mais e as mulheres hj em dia podem se manter sozinhas, trabalhando, estudando, cuidando dos filhos e estando aptas p/ novos relacionamentos. Relação esta que tenha como base o amor.

    ResponderExcluir
  7. Na maioria das mulheres o medo de se expor é tão grande que acabam "se sujeitando" as agressões do companheiro. Enquanto isso acontecer, a violência doméstica vai ser cada vez mais crescente.
    É preciso oferecer apoio e segurança para que elas possam denunciar.
    Acho que a denúncia e a criação de centros de apoio para esses mulheres, com psicólogos e tudo mais, seriam de grande ajuda para acabar, ou pelo menos diminuir, a violência doméstica.

    ResponderExcluir
  8. Se souber de algum caso você pode fazer uma denuncia anônima,ou se for uma pessoa conhecida,que você acha que merece uma chance encaminhe-a para centros de tratamento como por exemplo Neuróticos Anônimos,Alcoólicos Anônimos,entre outros,conforme o caso,há tratamento.Além disto,deve-se fazer campanhas em escolas de todos os níveis,promovendo debates ,entre quem sofre este tipo de agressão,professores e alunos.É preciso combater este mal ,que assola tantos lares no Brasil.


    Um Abraço!

    ResponderExcluir
  9. acho que é como a guerra não sabemos se algum dia irá ter fim! as mulheres podem ter coragem para denúnciar mas são poucas as que o fazem. talvez por medo das consequências. mas eu acho que a situação tende a piorar. agora até o homem apanha da mulher.

    ResponderExcluir
  10. Dando porrada no agressor!!!!!
    Acho que é um problema de educação e cidadania, que começa lá na base, tanto para homens como para mulheres. A impunidade tbm é um problema, já que muitos homens agridem mesmo pq têm a certeza de que não vai dar em nada.

    ResponderExcluir
  11. na verdade cada um de nós tem o seu papel na sociedade...
    eu como homem posso fazer duas coisas. chamar a policia quando um homem agredir uma mulher e eu ver.... e cuidar muito da minha esposa e nunca fazer isso com ela.

    vc deve ser mulher e pode denunciar se ver ou sofrer e a todas as outras pessoas que veem cabe denunciar assim como as pessoas que sofrem violencia em qualquer especie....

    mas as mulheres tamvbem violentam os homens em casa ta.

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: