O jornal A Região publica neste final se semana reportagens sobre a triste realidade da educação nos municípios do sul da Bahia. Os alunos da rede pública de São José da Vitória, Jussari, Almadina e Arataca estão entre os piores em Matemática e Português. A qualidade do ensino também é muito baixa em Itabuna. Apenas 18,6% dos alunos matriculados no quinto ano têm o nível de aprendizado adequado para a idade, quando a disciplina é Português. O número de estudantes que dominam o Português no nono ano é ainda menor. Apenas 17,2% têm pleno domínio da disciplina. Somente 10,7% dos estudantes da mesma série têm conhecimento suficiente de Matemática. No sul da Bahia, Itabuna fica atrás de municípios como Ilhéus, Ubaitaba, Una e Firmino Alves. O estudo foi realizado pela ONG Todos pela Educação e divulgado nesta semana.
Estes dados nos ajudam a materializar aquilo que muitas vezes soa como discurso vazio de quem é contra apenas por ser contra. Há, de fato, carências enormes no que diz respeito à Educação na Bahia - e aqui faço uma referência especial a Salvador que, na condição de capital do Estado, deveria desenvolver ações mais efetivas, disponibilizar mais recursos e ampliar suas possibilidades.
ResponderExcluirSerá que são estes os números que desejamos? Será que é esta a realidade que queremos ver perpetuar-se???
E o concurso para coordenador pedagógico realizado em 2005? - (salvo engano no que se refere ao ano). Valor não devolvido (e muito alto, por sinal!).Ninguém foi chamado a não ser o(a) 1º/ª colocado(a) de municípios da Bahia, mas em Salvador, os coordenadores não tiveram esta sorte: quis ingressar em mais 20 horas e a desculpa é que estavam chamando... Enquadramento, nem pensar, e ainda criam argumentos... Por que não existe mais o enquadramento para Coordenadores?
ResponderExcluirAté agora o novo secretário não disse pra que veio. Aí vem aquele velho discurso politico: Só temos tantos meses e estamos arumando a casa.
ResponderExcluirEngraçado, não sei por que tanta indignação 90% de voces que estão falando voltaram no 13, cada povo tem o governo que merece. Ruim com ACM , pior sem ele. Agora voces podem melhorar na proxima eleição, so é usar a cabeça e controlar o dedo.
ResponderExcluirCaro Val Cabral, você fazendo corro ao apito de Geraldo Simões, Por favor, entenda:
ResponderExcluirO braço dessa ONG que fez a pesquisa é ligado ao Deputado G. Simões, eu participei do trabalho de coleta dos dados e posso lhe falar os resultados foram forçados para alcançar a Antiga Diretora da Direc 7 e Presidente do PT Miralva Moitinho, ou seja, a pesquisa teve seu resultado direcionado. A situação é ruim sim nos municípios, mas os dados revelam se aproximam ou superem as médias e parâmetros do Estado e de outros Municípios.
Agora Falando claro para você entender.
O G. Simões e A Sua Digníssima Dra. J. Simões não estavam contentes com a condução das questões do partido realizada pela presidenta Miralva Moitinho, logo, aproveitou para ampliar com o grupo mais contrário à Gestão de Miralva, e ai puxou o tapete dela pedindo a cabeça, nomeando na Direc 7. Revoltados com a forma da saída de Miralva e como está sendo conduzido pelo casal Simões a indicação do candidato do PT para disputar a prefeitura, toda a tendência interna do PT passaram a defender o nome de Miralva Moitinho para disputar as prévias do partido. Foi ai que o caos se instalou para o casal Simões e Miralva passou a ser o inimigo público número um.
Na semana da despedida de Miralva, os professores resolveram fazer uma homenagem à professora na sua saída, o evento foi no Los Pampas, (consulte os arquivos do Radar notícias) e lá compareceram mais de duzentas pessoas, inclusive prefeitos, promotores, empresários, todos os diretores de escolas da região e diversos professores, mais de duzentas pessoas. Foi ai que a situação se complicou para Miralva, pois ali, fazendo discursos inflamados estavam os que antes empurravam a candidaturas do PT.
Em fim, a pesquisa foi orquestrada para, junto com outras matérias em blogs, aniquilar as possibilidades dos revoltados do PT, que não aceitam a imposição da candidatura de Dona J. F. Simões. Informalmente, todas as tendências são contra e se martirizam por não haver outro nome no momento, ai viram em Miralva, que apesar de certas dificuldades, uma pessoa que tem a liderança e o reconhecimento de muitos e, ao contrário de J.F. Simões, nunca caio de pára-quedas no movimento, discordem ou não Miralva têm muitas histórias e lutas ao longo da vida. Se ela tivesse mais coragem e se despisse de algumas vaidades e comportamento, seria uma canetada muito melhor para o PT do que madame J. F. Simões. No fundo por debaixo da casca grossa da Miralva sempre existiu uma justa, honesta e comprometida mulher.
Cuidado como os seus artigos, você pode estar ajudando indiretamente ao G. Simões no momento. Antes de publicar as questões dessa pesquisa cheque a fonte e a composição e execução do processo. Quanto ao nosso relato, se duvidar procure checar e juntar os fatos.
Forte abraço,
CONTINUANDO
ResponderExcluirUma última coisa, enquanto o seu programa na rádio jornal é conduzido por você e pelo experiente V. Machado é ótimo, mas a partir do momento em que aquele tal de J. Soares começa a falar desligo o rádio, Ele parece ter tanta vaidade, que se apossa do programa, como se fosse o “tal”, mas parece um pobre de intelectualidade e não consegue fluir um único raciocínio. Uma pena, você e o Machado terem de compartilhar o horário com um tipo como aquele que não saber nem, nunca vai saber o valor da ética atrás de um microfone e a importância do respeito aos colegas.. Mas deixa - boa sorte a todos no horário. Outra sugestão, Busque o rádio responsável, com o sensacionalismo na dose certa, sem excessos, você não precisa, já tem publico fiel – Para mim o que importa é ser sempre justo, pois quem argúi direito não agride, então se atenha aos fatos e aos seus comentários com a prudência e o zelo de quem tá construindo uma marca de opinião pública., Penso que tem de bater muito nos canalhas do PT, no governo, mas com consistência, sem atacar ás pessoas e sim os mandatos a postura ética dos gestores ou parlamentares corruptos, penso que é por ai.
Mas parabéns pelo trabalho.
De todos os que estão naquele horário o mais experiente, porem sem a sua eloqüência, é o V. Machado, observe um pouco a postura dele e os limites que ele se impõe.
Por fim, na boa política, diz-se que quando ficamos chutando cachorro morto ou quase morrendo, acabamos tropeçando, caído e às vezes até quebrando o pé. O G. Simões já é página virada na política regional; não escrevemos a nova página ainda, mas ele já perdeu muita massa e densidade de votos e perderá mais ao longo desse ano, pois, as pessoas, mesmo os militantes do partido dele não gostam, aliás, se sentem mal com a apropriação do projeto político do partido pelo projeto de família dos Simões.
Desculpe não me revelar, pois ao contrário de você que tem visibilidade, eu estou nos bastidores, morro e ninguém vai se quer se indignar ou chorar além dos familiares. Por isso peço muitas reservas.
E lhe digo mais, o PT provou agora nessa greve do seu próprio veneno, seus quadros eu inclusive, em outros momentos da vida, assim como o M. Prisco, fomos treinados para muito mais do que se viu. Nas greves gerais do início da década de noventa nós fomos treinados em artefatos para manifestações – “miguelitos, barreira de pneus, coquetel molotov com efeito retardado, a suportar gás etc., isso fazia parte da formação dos quadros de linha de frente de algumas tendências do PT, do PC do B (hoje PC do Bolso) e outros menores.
Mas valeu. Boa sorte no programa, pois sou um ouvinte, não muito freqüente, mais ouvinte. OS. E se quiser ver a ira dos Simões aborde essa questão da democracia interna, bem como a realização de prévias, eu vou inclusive, incentivar a candidatura da professora Miralva a se lançar à prévia, Pois, seria o começo do fim de G.S. Sei que ela não tem chance e essa eleição está para uma terceira via, mas, doerá no fígado dos Simões.