Hoje é comemorado O Dia Nacional de Combate ao Fumo. Há por volta de 1.5 bilhões de fumantes no mundo, segundo as estatísticas científicas modernas. Portanto, cerca de 1/3 da população global de 15 anos para cima. Destes, 800 milhões estão em países em desenvolvimento. É impressionante, mas é verdade: estima-se que o tabagismo matará 500 milhões de pessoas da população atual nos próximos 10 anos; 250 milhões corresponderão as crianças de 13 e 14 anos e os adolescentes de hoje. No Brasil temos 40 milhões de fumantes. Estima-se que á cada ano 80 mil brasileiros morrem precocemente devido ao tabagismo, número que vem aumentando anualmente. É uma pena, mas o tabagismo representa um dos mais graves problemas de saúde pública, com poucos sinais de declínio. Uma vida tão preciosa é conscientemente exposta ou encurtada deliberadamente e entregue ao sofrimento, porque o tabaco é a causa reconhecida ou provável de cerca de 25 doenças como o câncer de pulmão, diversos tipos de tumores, cardiopatias e enfisema. É incrível, mas é verdade, repito: a fumaça do cigarro contem mais de 4.700 substancias diferentes, tóxicas, maléficas. O tabaco oferece risco não só para os fumantes, mas também para os não fumantes que ficam aspirando passivamente a fumaça do mesmo. As crianças são particularmente vulneráveis a esta exposição, pois contraem com mais facilidade tosse, catarro, pneumonia e asma. As mulheres que fumam durante a gravidez estão expondo seu filho dentro do útero a uma série de problemas. Meu caro amigo fumante e que acha o cigarro um grande companheiro: faça força e o deixe de lado. Aproveite a vida por inteiro. “A tragédia da vida não é a morte, mas aquilo que deixamos morrer dentro de nós enquanto vivemos”. Deixamos morrer a saúde, a esperança, a alegria, o amor, numa caminhada repleta de incertezas, porque somos e permitimos ser acompanhados deliberadamente por algo que vai nos prejudicar. Família, amigos, profissão, sonhos. A vida é boa demais. E pode ser melhor sem o cigarro. Assim, se você quiser parar de fumar, aproveite essas dicas oferecidas pelos médicos:
1. Tome 1 ou 2 copos com água toda vez que tiver vontade de fumar.
2. Faça exercícios de respiração profunda 5 vezes seguidas.
3. Leia um livro ou faça alguma atividade que o distraia.
4. Evite aquilo que dê vontade de fumar: café, bebida alcoólica, doces.
5. Tire de perto de você os estímulos que lembram o cigarro: cinzeiro, isqueiro e outros objetos.
6. Faça exercícios com sua caminhada e ame a vida, lembrando-se que ela vai passando e que cada dia é menos um dia.
Os fumantes estão sempre levando fumo e ainda assim ninguém que teima em fumar se importa com as graves consequências dos ,ales do cigarro.
ResponderExcluirHildete Sales
Parece que as pessoas não enxergam o mal que o cigarro provoca: não ver que em cada cigarro, há uma cova a espera de quem não tem consciência do veneno que é tal vício!
ResponderExcluir