Na próxima terça feira, dia 26, comemoramos com imensa alegria o Dia da Avó, ou o Dia dos Avós. Nos dias atuais, mais do que nunca, vemos que é de importância notável a influência dos avós na vida dos netos que por diversas causas residem com eles e vivem sob sua supervisão. O tempo vai passando e as cenas vividas pelas crianças na convivência com os avós são inesquecíveis. Para as crianças a vovó e o vovô são tesouros que elas carregam para sempre em seus corações. Lembro-me de uma história em que o avô ficou viúvo e passou a morar com o filho, a nora e o netinho de 6 anos. Há um ano ele havia sofrido de um distúrbio neurológico e estava vivendo trémulo e esquecido. Seus passos hesitantes. Na hora das refeições tornava-se difícil o hábito de comer. O pão caía no chão, o café às vezes era derramado na toalha e sua nora ficava nervosa e irritada. Aquela cena era repetida todos os dias. E aquele bondoso senhor ficava angustiado e nervoso pelo mal estar que estava causando. Então, o filho pensava que devia fazer alguma coisa pelo seu pai para melhorar sua situação. Assim, ele e a esposa prepararam uma mesa pequena no canto da sala. Lá o senhor (Seu João) comia sozinho enquanto a família desfrutava das refeições na sala de jantar. Desde que Seu João tinha quebrado dois ou três pratos, a comida dele foi servida em uma tigela de madeira. Quando a família olhava de relance na direção do Seu João, lá sentadinho, às vezes percebiam nele uma lágrima escorrendo pelo seu rosto. Ainda assim, as únicas palavras que o casal tinha para ele eram de advertência quando ele derramava alimentos no chão. O netinho assistia tudo aquilo em silêncio, de vez em quando indo ver o vovô. Uma noite, depois do jantar, o pai notou que seu filhinho estava brincando no chão com sucatas de madeira. E no outro dia a mesma coisa. Ele então perguntou ao filho: “O que você está fazendo?” E o inteligente e afetivo garoto respondeu: “Eu estou fabricando uma tigela para você e mamãe comerem sua comida quando eu crescer”. Aquelas palavras golpearam os pais, que ficaram mudos. Então, já no outro dia, reconduziram Seu João para a mesa da família para ficarem juntos novamente. As crianças são extremamente perceptivas. Os olhos delas sempre observam, seus ouvidos sempre escutam e suas mentes trabalham sem cessar. Só o tempo dirá aos netos de hoje quando ficarem adultos, o valor desses momentos vividos com essas figuras notáveis que se chamam vovó e vovô. Vamos envelhecer felizes com a felicidade dos nossos netos.
Cada neto que nasce representa o renascimento dos avós, tornando seus dias mais felizes e dadivosos.Que Deus abençoe grandemente todos os netos do mundo!
ResponderExcluirMeu avós são MUUUUUUUUITOO importantes na minha vida, é como se eles fossem minha mãe e meu pai.
ResponderExcluirAmo eles.
Eu amo muito meus avós, apesar do meu avô ter falecido um tempo atrás eu ainda sinto muito saudade, eles fizeram da minha vida um verdadeiro sucesso tudo oque que tenho e que sou devo a eles, pois sofreram muito para chegar onde chegaram. (Vó e Vô) Eterno Amor!!!
ResponderExcluirEu não tenho mais meus avós comigo mas eles estão permanentemente na minha mente e no meu coração. Foram pessoas maravilhosas que amei muito e fui muito amada por elas. Hoje sou avó e concordo com o que você postou. Linda homenagem. Agradeço, amigo, e fique com Deus. Gutemberg Matos
ResponderExcluirVal Cabral
ResponderExcluirMeus avos são a experiência que eu ainda não tenho e são a esperança de que o futuro existe!!! Eu os amo e à minha avó e avô que perdi um grande bjo direto pro céu!!!
Djalma Araújo
Tenho todos meus avós vivos, e eles pra mim, são minha VIDA , eu amo ir na casa deles e meu vô falar: ta tudo certo? dai eu: tuudo siim siiim nonno (ele é italiano) e vc? dai ele: tudo azul com bolinha preta, aaaaaaaaaaaaaaaaaaaain meus avós são tão foooooofos, mas não tenho nem coragem de pensar na morte deles, pq eu os amo muuito , muito meeesmo , eles são meus 2ºs pais e mães.
ResponderExcluirNel
Tudo que sou hoje, devo aos meus avôs.
ResponderExcluirUns amores, foram quem me criaram desde pequenininha, tenho muito amor por eles.
Sempre fazendo todos os meus gostos, sempre se preocupando comigo, com a minha educação, hoje já sou casada, moro em outro estado e adoro quando eles vêem me visitar.
Eu amo meus velhinhos!
Maria Helena Fontes
FUI CRIADO EDUCADO ALIMENTADO ENFIM, PELA MINHA AVÓ, SOU QUE SOU GRAÇAS A MINHA AVÓ, MAS DEUS LEVOU ELA, SINTO MUITA FALTA, NOS ÚLTIMOS DIAS DELA, EU DEI BANHO ALIMENTEI NA BOCA COMO ELA ME ALIMENTOU FIZ TUDO QUE PUDE FAZER, E FARIA DE NOVO SE FOSE O CASO, EM AGOSTO VAI FAZER TREZ ANOS, SEM MINHA AVÓ, PERDI MIUTOS PARENTES SINTO FALTA MAS MINHA AVÓ EU NUNCA VOU ESQUECER, VÓ PRA VOCE ESTOU COM MUITA SAUDADE... SOLIVALDO VIEIRA
ResponderExcluirMinha avó, que graças a Deus ainda é viva, me ensinou a ler com 3 anos... me levava pra escola, cuidava de mim, brincava comigo, me falava dos cantores do tempo dela... até hoje ouço de vez em quando os discos dela em sua companhia. Enfim tenho ótimas lembranças, muita coisa boa mesmo.
ResponderExcluirGilberto Soares
Infelizmente so tive a oportunidade de conhecer meu avo por parte de mae que faleceu quando eu tinha 3 anos... os outros ja eram falecidos quando nasci. Queria muito ter conhecido todos pois acho que os avos tem um papel muito importante na vida dos netos, devem ser como segundo pai e segunda mae! Juh
ResponderExcluirMeus avós são tudo pra mim...
ResponderExcluirAmo os 4, apesar de não ter conhecido 1...
Morei com minha avó paterna até os 4 anos...
E depois fui morar com meus vós maternos, e morei até os 19 anos com eles...
Eles são de mais...
Até mais...
Fernando Góes
Aplaudindo de pé!
ResponderExcluirA melhor leitura da semana.
Pura verdade.
Ronaldo Bastos