Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

25 de julho de 2011

O QUE NÃO FALTA É FICHA SUJA NA POLÍTICA

Dizem que uma batata podre estraga todas as outras que estiverem dentro do mesmo saco. Corrupção é assunto velho, desde quando Cabral aportou nas Terras de Vera Cruz. Em cargos públicos ela é corrosiva, virótica, epidêmica. Sempre ouvimos a mesma conversa: “é só ser eleito para o sujeito mostrar o seu defeito”.’ Mas será mesmo que não sobra uma batata dentro desse saco decomposto, que respinga chorume em todas as instâncias de governo? Se o cargo eletivo pertence ao partido, seriam eles os donos dos apodrecidos? Considerar nomes apropriados com o maior domínio sobre suas fraquezas de caráter, virou obsessão para muitos brasileiros. Na internet, o movimento se fortalece, começa a incomodar e pressiona para que haja mais lisura com a coisa pública. Mesmo sendo obrigação de qualquer político ou ocupante de cargo público - ter a atitude transparente ao gerir o seu mandato, não lesar a dignidade de nenhum cidadão -, quer-se separar as batatas aproveitáveis das contaminadas. Quais são os nomes de políticos que podem ser citados como exemplos de ‘ficha limpa’, que defendem com honradez a tarefa de representar o povo? Quem merece ser eleito em 2012? Há quem desista de encontrar, já convencida de que são todos iguais, que político não muda. Em número pequeno, mas existem os que fazem política com a finalidade de propagar a solidariedade. Tem quem traz a humanidade para mais perto dos poderes públicos, fazendo o dinheiro dos impostos chegar ao destino certo e não dentro do próprio bolso. Raramente eles são notados, chegam a ser apagados diante da opinião pública, devido à falta de interesse em manipular regras para auto se promoverem. Diferente dos que pagam IPVA de seus carros luxuosos com dinheiro público; dos que compram mansões em beira de praia e postos de combustíveis com o erário; dos que possuem ficha suja; dos que gastam mais de dois mil reais do dinheiro cobrado do contribuinte em apenas um almoço; de quem manipula indicies em pesquisas eleitorais e de quem não sonega informação em suas prestações de contas; tem quem zele pelo benéfico coletivo. Nos EUA, criminosos sentenciados acima de um ano de prisão não são aceitos para ocupar cargos públicos. Nas diversas legislações vigentes nos estados americanos também são proibidos aqueles que praticaram suborno ou crime de perjúrio, utilização de dinheiro para influenciar as eleições, corrupção passiva, peculato, malversação, políticos que tenham sofrido impeachment etc. Em alguns casos, a lei poderá restituir a elegibilidade. Na Alemanha, a Lei Eleitoral estabelece que uma pessoa seja desqualificada para votar em decorrência de uma decisão judicial. Aquele que for desqualificado para o voto também o será para a candidatura. Exemplos não faltam para mudar a cara da impunidade no Brasil e dominar a farra dos que fazem da política o vício de suas bandidagens.

11 comentários:

  1. TEM POLÍTICO FICHA SUJA, PORQUE EXISTE ELEITORES SUJOS!!!
    JURANDIR MAIA

    ResponderExcluir
  2. Quem garante que os superfaturamentos e as fraudes milionárias em licitações estão acontecendo apenas no Ministério dos Transportes, agora o centro dos escândalos de corrupção? Ninguém, ninguém pode garantir. O mais provável é que isso esteja acontecendo em todos os Ministérios. Daí a importância de a presidente Dilma Rousseff fazer uma faxina completa, ampla e irrestrita. Luiz Cláudio Monteiro

    ResponderExcluir
  3. LEONARDO J . PEREIRA25 julho, 2011

    A FOTO MOSTRA:
    UM
    RATO,
    UM PORCO,
    UMA BRUXA..
    RSRSRS...
    ACERTEI NA MOSCA!

    ResponderExcluir
  4. Faltou Loiola nessa foto... assim ela mostraria uma quadrilha e não um triuvirato de malandros!!!
    Joselito Brito

    ResponderExcluir
  5. Logo Wagner vem trazer a bunda p eses 3 lamberem!
    No final saem todos melados de merda!
    O povo de Itabuna é foda meu...!!!!
    Tuquinha

    ResponderExcluir
  6. Quando eu era criancinha, tinha o maior medo do lobo mau... hoje tenho mais de sessenta anos e o que mais me faz tremer de pavor, é o porquinho que botaram para cuidar da Câmara de Vereradores de Itabuna.
    Kleber Barreto

    ResponderExcluir
  7. Paulo Sérgio B. de Souza26 julho, 2011

    Está no DNA porquinho, você também é assim, só não teve a oportunidade de mostrar no primeiro escalão do governo estadual, ou no Congresso Ncional. Má vc é assim também, pode ter certeza.

    ResponderExcluir
  8. Val Cabral, esses cagões filhos de uma **** estão mortinhos e nunca mais ganharão eleições em Itabuna.
    O povo já sabe o quanto eles são porcos, antas, traíras, amebas... Wilson Fontes

    ResponderExcluir
  9. Destes três, um é porco pequeno, outro é uma anta insignificante e o outro é uma cobra venenosa!
    Dá pra vc definir quem é quem nessa pocilga de politica itabunense?
    Sissi

    ResponderExcluir
  10. Val Cabral
    A gigantesca ignorância de 80% do povo itabunense, que não sabe nem falar direito, responde por boa parte do caráter negativo de bandidos como Fernando Gomes, Geraldo Simões, Juçara Feitosa, Ruy Porquinho, Clóvis LOiola, Roberto de Souza... na verdade o verdadeiro responsável é o próprio povo que não dá a atençao necessária à responsabilidade do voto.
    Humberto Campos Dantas da Silva

    ResponderExcluir
  11. Val Cabral
    Meu antídoto contra corja em 2012, é votar para eleger um vereador combativo, corajoso... e por isso é que vou votar em vc para vereador.
    Washington Reis

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: