PREF ITABUNA

Trief

Trief

6 de junho de 2011

MEIO AMBIENTE: ESPERAMOS SEMPRE POR DIAS MELHORES

No último domingo foi comemorado em todo o Brasil, o Dia Mundial do Meio Ambiente. É uma pena que a nossa belíssima natureza nos dias que correm, seja tão agredida pelos homens que só pensam em lucros e vão destruindo árvores centenárias. A floresta amazônica, este enorme potencial genético da humanidade, pode ser destruída num prazo de 50 anos se não forem tomadas enérgicas providências para salvá-la da devastação. O pior é que, destruindo seu meio, o homem está criando condições incompatíveis com a vida e promovendo a sua própria destruição. Confesso que sou apaixonado pela natureza. Vivemos um desastre ambiental diário e silencioso. Metade da população brasileira está ligada a rede de esgotos e menos de um terço desse esgoto é tratado segundo dados do Ministério das Cidades. São bilhões e bilhões de litros de resíduos jogados todos os dias nos nossos rios, bacias e mares, causando um incontável número de doenças, sofrimento e morte. A cobertura de saneamento do Brasil não condiz com um país que almeja destaque perante as outras nações. Milhões de pessoas são internadas a cada ano nos hospitais brasileiros em conseqüência de diarréias, desidratação e outras enfermidades decorrentes da falta de coleta e tratamento dos esgotos. Milhões de vidas são roubadas do planeta bruscamente. Choros, lagrimas e desespero. Terremotos, vulcões, ventos fortes, furacões, secas desastrosas e inundações terríveis. A natureza é sábia, mas se rebela quando é agredida. A água do mar tão bela e gostosa vive nos tempos modernos inundada por imensa quantidade de objetos os mais variados, que passam anos em suas águas alterando o meio ambiente e vivendo em suas ondas. Vejamos: um papel toalha demora 4 semanas para desaparecer, uma caixa de leite 3 meses, uma página de jornal 6 meses, uma fralda descartável 1 ano. E por aí vai. Vamos, portanto, proteger o nosso ambiente, desde a nossa casa até os lugares mais longínquos, para que tenhamos uma vida saudável. Para onde vamos? Esperar é o único caminho.

5 comentários:

  1. Prezado amigo Val Cabral

    Assim como acontece em todo início do mês de junho, a sociedade e diversos órgãos do país promoveram uma série de atividades voltadas para a valorização da natureza. No último domingo, data em que se comemorou o Dia Mundial do Meio Ambiente, todos tentaram demonstrar que são favoráveis à preservação ambiental e que se esforçam para que não se esgotem os recursos naturais.
    Evidentemente que é de suma importância ter um dia exclusivo para que a população reflita sobre males causados pelo homem ao ecossistema. No entanto, o certo seria que essa reflexão fosse constante, não somente em determinada época do ano.
    Além de explicitar a preocupação com o assunto, é necessário bem mais. Isto é, todos precisam realizar ações. Muitos políticos, por exemplo, não se preocupam ao aprovarem leis que causam a destruição do planeta. O cidadão comum, por sua vez, não abre mão sequer de jogar lixo na rua.
    Portanto, para que se possa realmente conter os avanços no aniquilamento ambiental, é indispensável a conscientização e contribuição de todos. Do contrário, a população mundial sofrerá cada vez mais com a ira da natureza.

    Paulo do Pontalzinho
    paupont@bol.com.br

    ResponderExcluir
  2. Val Cabral
    A situação do meio ambiente não está mais degradante, porque existem ambientalistas que lutam bravamento contra a ganância dos madeireiros, seringueiros, cafeteiros e demais desmatadores. E para estes expresso meu reconhecimento e meus agradecimentos, em nomes das matas e dos animais.
    Marcos Ribeiro

    ResponderExcluir
  3. Que meio ambiente lindo!

    ResponderExcluir
  4. Vc não é nada besta hein Val Cabral?
    Acabou colhendo a melhor flor do jardim... sua gata é demais!!!!
    Desejo felicidade para vcs dois.
    Henrique Badaró

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: